Val Kilmer, ator de Hollywood conhecido por papéis em filmes como Top Gun, Batman Eternamente e The Doors, faleceu na última terça-feira, 1º de abril, em Los Angeles, aos 65 anos. A informação foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao *The New York Times*, que reportou a causa da morte como pneumonia.
O ator havia superado um câncer de garganta diagnosticado em 2014, cujo tratamento incluiu duas traqueostomias, afetando sua voz. Kilmer deixa dois filhos, Mercedes e Jack.
Kilmer, que teve uma carreira diversificada, desde comédias como *Top Secret!* e *Real Genius* até papéis dramáticos, alcançou o auge nos anos 90. Interpretou personagens marcantes como Doc Holliday em *Tombstone – Justiça Será Feita* (1993), o espírito de Elvis Presley em *Amor à Queima Roupa* e um especialista em demolições em *Fogo Contra Fogo* (1995), ao lado de Al Pacino e Robert De Niro.
Morre Val Kilmer

Em 1995, Kilmer assumiu o papel de Bruce Wayne em *Batman Eternamente*, uma experiência que se somou a sua já notável trajetória. A participação em *Top Gun* como Tom “Iceman” Kazansky quase não aconteceu, mas o ator foi convencido pelo diretor Tony Scott a aceitar o papel. Kilmer reprisou o personagem em *Top Gun: Maverick* (2022), em uma participação especial que emocionou os fãs.
Além da atuação, Kilmer publicou dois livros de poesia e foi indicado ao Grammy em 2012 por um álbum de spoken word. O artista também era um artista visual de longa data. Sua vida e carreira foram retratadas no documentário *Val* (2021), que utilizou imagens de arquivo do próprio ator para narrar sua trajetória em Hollywood.
O diretor Michael Mann, que trabalhou com Kilmer em *Fogo Contra Fogo*, expressou sua admiração pelo talento do ator e lamentou sua morte: “Depois de tantos anos lutando contra a doença e mantendo o ânimo elevado, esta é uma notícia extremamente triste”.
Josh Brolin, que também homenageou o ator, escreveu no Instagram: “Você era uma pessoa inteligente, estimulante, corajosa, um explosivo criativo”.