Filme ‘Vitória’, com Fernanda Montenegro, chega ao Globoplay; confira curiosidades da história real

A produção é estrelada por Fernanda Montenegro, que interpreta Nina, personagem que representa Joana
Filme ‘Vitória’, com Fernanda Montenegro, chega ao Globoplay; confira curiosidades da história real
Filme 'Vitória' estreia no Globoplay. Foto: Reprodução/Globoplay

O Globoplay adiciona ao seu catálogo, nesta quinta-feira (19), o filme original Vitória, inspirado na história real de Joana da Paz, que, em 2005, utilizou uma câmera para denunciar a violência em Copacabana, Rio de Janeiro. A produção é estrelada por Fernanda Montenegro, que interpreta Nina, personagem que representa Joana.

A trama acompanha Nina, que, da janela de seu apartamento, flagra ações de uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais. Com a ajuda do jornalista Flávio, interpretado por Alan Rocha, ela decide enfrentar os riscos para expor a situação. Veja curiosidades desta aventura real.

Nome verdadeiro

A verdadeira identidade de Nina, a protagonista, é Joana Zeferino da Paz. A informação só foi divulgada após sua morte, aos 97 anos, em 2023, pois ela estava sob proteção a testemunhas.

Inspiração literária de ‘Vitória’

O filme é baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, que acompanhou o caso de Joana da Paz. A obra narra a trajetória da protagonista e os desdobramentos de sua luta contra a violência, incluindo eventos posteriores à primeira edição e a morte de Joana.

Um desejo realizado

Joana da Paz expressou a Fábio Gusmão o desejo de ser interpretada por Fernanda Montenegro, um sonho que se concretizou antes de sua morte.

Projeto de longa data

Andrucha Waddington revelou que o projeto de adaptar a história de Joana da Paz surgiu logo após a divulgação do caso na mídia. Ele conta que teve a ideia de esperar cerca de 20 anos para evitar expor Joana, que estava no programa de proteção a testemunhas.

Desafios na produção de ‘Vitória’

O projeto enfrentou desafios com a morte do diretor original, Breno Silveira, vítima de um infarto fulminante logo no início das filmagens. Andrucha Waddington, genro de Fernanda Montenegro, assumiu a direção em seguida.

Além disso, Joana Zeferino da Paz faleceu em fevereiro de 2023, após sofrer um AVC, sem ver o filme finalizado.

Elenco e participações

Além de Fernanda Montenegro e Alan Rocha, o filme conta com a participação de Linn da Quebrada, que interpreta Bibiana, uma das vizinhas de Nina, e outros nomes como Jeniffer Dias, Sacha Bali e Thelmo Fernandes.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.