‘Ainda Estou Aqui’ conquista Oscar de Melhor Filme Internacional, primeiro da história do Brasil

‘Ainda Estou Aqui’ conquista Oscar de Melhor Filme Internacional, primeiro da história do Brasil
Foto: Reprodução

Em um momento histórico para a cinematografia nacional, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar, marcando a primeira vez que uma produção brasileira alcança tal honraria.

A obra, inspirada no livro de Marcelo Rubens Paiva, superou os concorrentes Emilia Pérez, Flow, Garota da Agulha e Semente do Fruto Sagrado na disputa pela estatueta.

Durante seu discurso de aceitação, Walter Salles expressou sua gratidão: “Em nome do cinema brasileiro, eu agradeço por este prêmio. Este prêmio também é dedicado a uma mulher que não decidiu se curvar, este filme é para Eunice Paiva. Este filme também é para as mulheres que encarnaram Eunice, este prêmio é para Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”.

Ainda Estou Aqui vence Oscar

Oscar: “Ainda Estou Aqui” vive fase iluminada e ganha força para indicação ao Oscar
“Ainda Estou Aqui” indicado ao Oscar 2025. Foto: Divulgação

A jornada do Brasil rumo ao Oscar de Melhor Filme Internacional é marcada por outras produções notáveis. O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte, foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado, além de ter conquistado a Palma de Ouro em Cannes. Posteriormente, O Quatrilho (1995), de Fábio Barreto, O Que É Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto, e Central do Brasil (1998), também de Walter Salles, alcançaram a nomeação.

Central do Brasil também rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação a Melhor Atriz, um feito único para uma brasileira nessa categoria. Embora Cidade de Deus (2002) não tenha sido indicado como filme estrangeiro, recebeu quatro indicações em 2004, incluindo Melhor Diretor para Fernando Meirelles.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.