O filme Conclave, que retrata os bastidores da eleição de um novo Papa, experimentou um aumento de popularidade no Brasil, com um crescimento de mais de 1000% nas buscas do Google nesta segunda-feira, 21, segundo dados do buscador nas últimas 8 horas. A busca explodiu após o anúncio da morte de Papa Francisco.
A trama de Conclave mergulha nos eventos que ocorrem a portas fechadas no Vaticano durante o conclave, o processo de escolha de um novo Sumo Pontífice após a morte inesperada do Papa anterior. Baseado no livro homônimo de Robert Harris, com edição da Alfaguara, o filme é dirigido por Edward Berger e conta com um elenco de peso, incluindo John Lithgow, Ralph Fiennes, Sergio Castellitto e Isabella Rossellini.
A produção cinematográfica foi indicada a oito categorias do Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Ator (Ralph Fiennes), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabella Rossellini), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Figurino e Melhor Roteiro Adaptado, tendo vencido nesta última.
Atualmente, *Conclave* não está mais em cartaz nos cinemas, mas pode ser encontrado em plataformas de streaming. Assinantes do Amazon Prime Video podem assisti-lo, e também está disponível para compra no Apple TV, Google Play e YouTube.
O filme também recebeu elogios do Padre Júlio Lancellotti, que compartilhou uma imagem com uma citação do longa em seu perfil no Instagram, acompanhada do comentário: “Belo texto num belo filme!”.
Nos últimos anos, o Vaticano e seus intricados processos têm sido fonte de inspiração para diversas produções cinematográficas, desde a eleição de um novo Papa até a coexistência de dois Papas após a renúncia de Bento XVI.
Além de Conclave, outras obras exploram o tema do papado
*Dois Papas* (2019): O filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, retrata um diálogo entre Anthony Hopkins como Bento XVI e Jonathan Pryce como o futuro Papa Francisco.
*The Young Pope* (2016): Série de Paolo Sorrentino, com Jude Law interpretando um Papa ítalo-americano ultraconservador e controverso.
*Habemus Papam* (2011): Comédia de Nanni Moretti que narra a história de um Papa relutante em assumir o cargo após sua eleição.
*Amém* (2002): Filme de Costa-Gavras que aborda o silêncio do Papa Pio XII diante dos crimes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.