Usuários de ônibus em Natal terão cashback na tarifa a partir deste sábado (9)

A devolução será feita em até 72 horas no cartão de bilhetagem eletrônica, e integrações realizadas dentro do tempo permitido serão tratadas como continuidade da viagem, sem gerar novo crédito.
Natal terá cashback no ônibus para quem for ao Alecrim e à Cidade Alta
Natal terá cashback no ônibus para quem for ao Alecrim e à Cidade Alta - Crédito: Demis Roussos / PMN

Resumo da Notícia

  • A Prefeitura de Natal lançou um sistema de cashback para usuários de ônibus.
  • O benefício é válido para deslocamentos até os bairros Alecrim e Cidade Alta.
  • Para receber, o passageiro deve realizar dois embarques no mesmo sábado.
  • O primeiro embarque deve ser fora da área de benefício e o segundo dentro.
  • A devolução do valor ocorre em até 72 horas no cartão Nubus.
  • A medida visa estimular a economia local e o uso do transporte coletivo.

A Prefeitura de Natal inicia neste sábado (9) a operação de um sistema de devolução do valor da tarifa para passageiros do transporte coletivo que se deslocarem até duas das áreas comerciais mais tradicionais da capital: Alecrim e Cidade Alta.

A medida será executada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e faz parte do pacote de gratuidades sancionado em abril pelo prefeito Paulinho Freire.

Na prática, o usuário que cumprir as regras do programa terá o valor da passagem devolvido no cartão de bilhetagem. A ideia é usar o transporte público como instrumento de estímulo à circulação de consumidores, trabalhadores e prestadores de serviço em regiões que concentram forte atividade comercial.

Estamos integrando o transporte público à rotina de consumo da população, criando um incentivo direto para que as pessoas circulem mais e utilizem o ônibus no dia a dia”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.

Como vai funcionar o cashback no transporte de Natal?

O benefício será concedido sempre no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês, período em que o comércio costuma registrar maior movimento. Para receber a devolução da tarifa, o passageiro deverá fazer dois embarques no mesmo dia, dentro das condições estabelecidas pela STTU.

O primeiro embarque precisa acontecer fora da área delimitada, a partir das 7h. O segundo deve ocorrer dentro do perímetro do benefício, até as 15h. Depois disso, o valor será devolvido em até 72 horas, diretamente no cartão de transporte.

RegraComo funciona
Primeiro embarqueDeve ocorrer fora da área do benefício, a partir das 7h
Segundo embarqueDeve ocorrer dentro do perímetro contemplado, até 15h
DevoluçãoEm até 72 horas
Onde cai o valorNo cartão de bilhetagem Nubus
Quem pode receberUsuários do sistema de bilhetagem eletrônica

O benefício é exclusivo para passageiros que utilizam o cartão Nubus. Integrações feitas dentro do tempo permitido serão consideradas continuidade da mesma viagem e, por isso, não gerarão uma nova devolução.

No mesmo temaArena das Dunas recebe Fagner, Zezo e Zezé Di Camargo & Luciano neste sábado

Alecrim e Cidade Alta são o foco inicial

A primeira etapa do programa contempla áreas de grande fluxo comercial e de serviços. Alecrim e Cidade Alta reúnem lojas, bancos, prestadores de serviço, trabalhadores e consumidores de diferentes regiões da cidade. Por isso, foram escolhidos como ponto de partida da política de incentivo.

A secretária da STTU, Jódia Melo, afirma que a iniciativa busca aproximar mobilidade urbana e atividade econômica, sem deixar de atender quem já depende do ônibus todos os dias.

A proposta é ampliar o uso do transporte coletivo e manter quem já depende dele na rotina diária”, disse.

No primeiro dia de operação, o programa contará com a participação das seguintes linhas:

N-05, N-15, O-21, N-35, O-38, O-39, O-40, N-43, L-46, L-51, O-41A, O-24, N-25, N-27, L-37, L-54, L-56, O-59, N-61, N-70, N-75, O-33A, L-52, N-64, O-22 e N-84.

A STTU informou que a operação poderá ser ajustada conforme o comportamento da demanda. A ampliação de horários, a inclusão de novas datas e a expansão da área de cobertura poderão ocorrer de acordo com a adesão dos usuários e a articulação com o comércio local.

Gratuidade aos domingos já mudou a demanda

O novo cashback chega depois de outra mudança recente no transporte público de Natal. Desde abril, a cidade passou a contar com gratuidade nos ônibus aos domingos por meio do programa “Domingo da Família”, válido para usuários que utilizam o cartão Nubus.

Nos dois primeiros domingos de operação, o total de viagens realizadas cresceu 50%. Para acompanhar esse aumento, a frota em circulação foi ampliada em 24% em relação a um domingo típico anterior. Com mais ônibus nas ruas, o sistema registrou redução de 38% no tempo de espera.

IndicadorResultado após a gratuidade aos domingos
Crescimento no total de viagens50%
Ampliação da frota24%
Redução no tempo de espera38%

O volume total de passageiros transportados ainda está em fase de consolidação, com base nos dados oficiais coletados pelo sistema de bilhetagem eletrônica. Essas informações serão usadas pela STTU para monitorar o serviço e realizar novos ajustes operacionais.

Para quem não possui o cartão de transporte, a tarifa aos domingos segue sendo cobrada normalmente em dinheiro. Segundo a pasta de mobilidade urbana, a proposta é garantir deslocamento para os principais polos geradores de demanda aos domingos.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.