Resumo da Notícia
O pré-candidato do PL ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, afirmou nesta sexta-feira (8), em Natal, que o Estado precisa adotar uma reação mais firme contra o avanço das facções criminosas. A declaração foi dada durante participação no 4º Congresso Conecta Municípios Potiguares, realizado no Centro de Convenções da capital potiguar.
Em discurso para gestores públicos, equipes técnicas, lideranças políticas, instituições e representantes de empresas, Álvaro criticou a atual condução da segurança pública no Rio Grande do Norte e defendeu ações mais rigorosas no enfrentamento à criminalidade.
“O Rio Grande do Norte é um estado onde o poder das facções não está sendo combatido da forma correta. Falta ação efetiva, eficaz e competente para combater a marginalidade”, declarou.
O pré-candidato também afirmou que, caso seja eleito governador, pretende adotar uma postura de confronto direto ao crime organizado.
“Se as facções quiserem peitar o governador, que façam, porque vão encontrar uma reação efetiva do governador”, disse.
Segurança pública ganha peso no discurso de Álvaro Dias
A fala de Álvaro Dias coloca a segurança pública no centro de sua movimentação política para 2026. Ao abordar o tema diante de prefeitos, vereadores e lideranças municipais, o pré-candidato buscou associar o combate à criminalidade à necessidade de maior presença do Estado e de uma atuação mais eficiente contra grupos criminosos.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
O tom adotado no evento foi de crítica direta ao modelo atual de enfrentamento da violência. Para Álvaro, o problema não está apenas na existência das facções, mas na forma como o poder público tem reagido ao avanço dessas organizações.
A declaração também reforça uma linha de discurso voltada à cobrança por autoridade, resposta operacional e capacidade de comando na segurança pública estadual.
Responsabilidade fiscal também foi defendida no evento
Além da segurança pública, Álvaro Dias dedicou parte do discurso à defesa da responsabilidade fiscal. O pré-candidato afirmou que o cuidado com o dinheiro público deve ser tratado como prioridade na administração estadual.
Durante o congresso, ele defendeu uma gestão baseada em equilíbrio das contas, planejamento e eficiência no uso dos recursos. A avaliação apresentada foi de que o controle financeiro do Estado precisa caminhar junto com investimentos estratégicos capazes de atender às demandas da população.
A fala amplia o campo de apresentação política de Álvaro no evento. Ao lado do discurso duro sobre segurança, o pré-candidato também buscou marcar posição sobre gestão, finanças públicas e administração estadual.
Congresso reuniu prefeitos e lideranças políticas em Natal
O 4º Congresso Conecta Municípios Potiguares reuniu gestores públicos, equipes técnicas, lideranças políticas, instituições e empresas em uma programação voltada ao fortalecimento da gestão municipal.
O evento contou com a presença do prefeito de Natal, Paulinho Freire; do senador Styvenson Valentim; da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; e do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Augusto Rêgo.
Prefeitos de diversos municípios potiguares, vereadores e lideranças municipais também acompanharam a programação realizada no Centro de Convenções de Natal.
