Paraná e Governo Federal Unem Forças em Concessão Rodoviária de R$ 36 Bilhões

Paraná e Governo Federal Unem Forças em Concessão Rodoviária de R$ 36 Bilhões
Marcio Ferreira/MT

Em um movimento estratégico para impulsionar a infraestrutura rodoviária, o governo do Paraná e a administração federal celebraram uma parceria para a concessão de mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais. A iniciativa, que integra o Novo PAC, prevê um investimento robusto de R$ 36 bilhões nos próximos anos.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, onde foram formalizados os contratos de concessão de dois lotes rodoviários. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou a importância da colaboração entre os entes federativos para atrair investimentos privados e modernizar a malha viária. Segundo ele, a união de rodovias estaduais e federais em um único pacote de concessão tornou o projeto mais atraente para o setor privado, resultando no "maior pacote de concessão rodoviária da América Latina". Iniciativas como essa demonstram como os investimentos impulsionam o desenvolvimento.

"Fizemos uma proposta ao governo federal, de juntar rodovias estaduais com as rodovias federais, para que essas concessões pudessem ser levadas juntas para o setor privado, para que a gente pudesse buscar mais investidores", afirmou o governador. "[Isso] fez com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina. Dos EUA para baixo, não tem nada igual na América Latina. São 3,3 mil km de rodovias concedidas, 1,8 mil km de rodovias duplicadas, mais de mil pontes e viadutos. É mais ou menos o tamanho do projeto que estamos colocando de pé. Dois lotes acontecendo e hoje, com muita alegria, assinando mais dois contratos que terão de investimento em torno de R$ 36 bilhões em seis anos, só esses dois lotes", acrescentou. O governo projeta um cenário econômico otimista para os próximos anos, o que pode impulsionar ainda mais investimentos em infraestrutura.

Os contratos de concessão, com duração de 30 anos, foram arrematados pelas empresas CCR (Lote 3, com investimento de R$ 16 bilhões) e EPR (Lote 6, com R$ 20 bilhões). As obrigações contratuais incluem a execução de obras de manutenção e duplicação de trechos, a construção de áreas de escape e de pontos de parada e descanso para caminhoneiros. No Rio Grande do Norte, os acessos a Maracajaú e São Miguel do Gostoso também estão sendo aprimorados com investimentos significativos.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou o impacto da parceria para destravar obras e atrair investimentos. “O que nós estamos virando a página neste país é tirando obras do papel, botando obras para andar e resolvendo problemas do passado. Essa gestão do presidente Lula ficará marcada como a gestão que garantiu o maior volume de investimentos privados, associados ao fortalecimento dos orçamentos públicos da nossa história recente”, declarou o ministro.

Além das obras, os contratos exigem a oferta de conectividade 4G ao longo de toda a extensão das rodovias concedidas, bem como serviços de resgate médico e mecânico para os usuários.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde comparecer ao evento devido a compromissos urgentes, conforme informado por Renan Filho. As recentes notícias sobre a liberação de parcelas do Bolsa Família também demonstram o compromisso do governo com o bem-estar social.

Outras Iniciativas no Setor Rodoviário

O ministro Renan Filho também anunciou o início das obras nas BRs-060/452, em Goiás, abrangendo o trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde. A concessionária Rota Verde Goiás apresentará o Plano de 100 Dias, com foco em recuperação asfáltica, reparos em sistemas de drenagem e melhorias na conservação da estrada. O investimento previsto é de R$ 6,87 bilhões em 426 km de malha rodoviária.

Adicionalmente, o leilão da BR-040/495, que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, está agendado para o dia seguinte na B3, em São Paulo. Entre as principais intervenções planejadas, destaca-se a construção da nova subida da Serra de Petrópolis, com o objetivo de aliviar o tráfego na região, incluindo a conclusão de um túnel de 4,8 km com obras paralisadas desde 2016.

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