Marinho dispara: “Lula prometeu picanha e tirou até o ovo da mesa do brasileiro”

Segundo o parlamentar, o governo atual não conseguiu corresponder à expectativa criada durante a campanha eleitoral.
Marinho dispara: “Lula prometeu picanha e tirou até o ovo da mesa do brasileiro”
Créditos: Agência Brasil

O senador Rogério Marinho (PL-RN), em entrevista ao programa Canal Livre no último domingo (8), avaliou que a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um processo contínuo de deterioração, o que já se reflete em pesquisas recentes que apontam um possível empate técnico entre o atual presidente e eventuais adversários no cenário de 2026.

Para Marinho, existe hoje uma frustração generalizada em parte do eleitorado que foi responsável pela eleição de Lula em 2022, especialmente na base de apoio tradicional do PT.

As projeções apontadas pelo senador incluem adversários com perfis distintos, mas já posicionados em levantamentos de intenção de voto, como Michele Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior e Eduardo Leite. Marinho também deixou claro que acredita na possibilidade de Jair Bolsonaro disputar as eleições de 2026, contrariando os efeitos atuais de sua inelegibilidade: Eu acredito que o ex-presidente Jair Bolsonaro estará elegível em 2026.”

Segundo o parlamentar, o governo atual não conseguiu corresponder à expectativa criada durante a campanha eleitoral. “Houve uma frustração de expectativas em relação ao atual Presidente da República”, afirmou.

Na visão de Marinho, as promessas de campanha não se concretizaram na prática, especialmente na economia, onde os custos de vida seguem elevados para as famílias mais vulneráveis.

Foi prometido [ao povo] picanha e cerveja e, na verdade, até o ovo foi subtraído na mesa do trabalhador brasileiro, declarou. O senador reforçou que essas dificuldades econômicas afetam diretamente a base tradicional de apoio petista, composta por famílias de menor renda, que, segundo ele, estão entre as mais prejudicadas pela conjuntura atual.

Além do aspecto econômico, Rogério Marinho também apontou o que classifica como um processo de deterioração moral do governo Lula. Ele criticou os constantes deslocamentos internacionais do presidente, alegando que esses compromissos não se traduzem em resultados concretos para a população. “Mas também há uma deterioração moral, com muitas viagens, hospedagens em hotéis de luxo”, pontuou.

Marinho acrescentou ainda que, em sua avaliação, Lula aparenta dedicar mais atenção à sua projeção pessoal no exterior do que à resolução dos problemas internos. “A impressão passada por Lula é uma maior preocupação em ganhar um Prêmio Nobel do que resolver os problemas da sociedade brasileira”, afirmou.

O senador concluiu suas críticas citando o contexto das pesquisas recentes: Pesquisa é retrato do momento, mas há uma tendência clara, não só nessa pesquisa, mas em diversas pesquisas, que mostra a deterioração da imagem do atual presidente da República e de uma forma muito clara, porque é uma frustração de expectativas do que foi dito durante a campanha eleitoral, tanto do ponto de vista econômico (…). Essa é a base de apoio tradicional do PT, as pessoas mais fragilizadas do ponto de vista econômico, mas também, eu diria, uma deterioração moral desse governo.”

As falas de Rogério Marinho revelam a leitura política que vem sendo construída por parte da oposição ao governo Lula e já projetam o tom da disputa que começa a se desenhar para as eleições presidenciais de 2026.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.