Lula afirma que ‘se brincar’ será eleito pela 4ª vez

Ao longo da fala, o presidente também afirmou que ainda não realizou tudo o que deseja em seu terceiro mandato e que irá lutar para 'melhorar a vida do brasileiro'.
Lula afirma que ‘se brincar’ será eleito pela 4ª vez
Foto: Lula / Reprodução

Durante cerimônia oficial em Mariana (MG) nesta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que se sente abençoado por ter sido eleito presidente da República por três mandatos. Em tom descontraído, afirmou que, “se brincar”, poderá concorrer e ser eleito pela quarta vez.

Um cara filho da dona Lindu, com diploma primário e curso técnico, virar presidente da República só pode ser milagre. É coisa de Deus, não tem outra coisa para explicar. E não é só virar presidente, é virar uma, duas e três vezes. E se brincar, vai ter a quarta vez. Se preparem, porque esse País não vai cair na mão da extrema-direita. Esse País aprendeu a gostar de democracia e vamos fazer a democracia prevalecer”, disse Lula, em discurso público.

Ao longo da fala, o presidente também afirmou que ainda não realizou tudo o que deseja em seu terceiro mandato, mas destacou que, em sua avaliação, nenhum outro chefe do Executivo brasileiro fez tanto pelo povo pobre e trabalhador quanto ele.

Tenho certeza de que ainda não fiz tudo o que quero fazer, mas se pegar desde a Proclamação da República até hoje, duvido que tenha um presidente que tenha feito metade do que eu fiz para o povo trabalhador e para o povo pobre”, declarou.

Três medidas prioritárias até 2026

Lula revelou que pretende anunciar três medidas até o fim de seu atual mandato, que se encerra em 2026:

  1. Nova Tarifa Social de Energia Elétrica
  2. Crédito para reformas de moradias
  3. Barateamento do preço do gás de cozinha

O presidente criticou a atual estrutura tarifária do setor elétrico, que, segundo ele, faz com que os mais pobres paguem proporcionalmente mais que os ricos. Ele reforçou que a medida provisória sobre o tema já tramita no Congresso Nacional.

Nós achamos que a energia desse País está muito cara e os ricos estão pagando menos do que os pobres. Os ricos compram no mercado livre e os pobres compram no mercado regulado. Não é humano, não é justo e não é digno o pobre pagar mais que o rico”, afirmou.

Sobre o programa de reformas de casas, Lula adiantou que o anúncio deverá ser feito ainda neste mês de junho, com financiamento via crédito acessível para famílias de baixa renda.

Já no que diz respeito ao gás de cozinha, Lula fez um questionamento sobre a diferença entre o preço do produto na origem e o valor cobrado ao consumidor final.

Você acha normal a Petrobras entregar o gás a R$ 37 e ele chegar para esses pobres consumidores a R$ 140? Alguém está ganhando dinheiro no meio”, apontou.

Política de crédito para entregadores de aplicativo

Embora fora do escopo principal das três ações prioritárias, o presidente também dedicou parte de sua fala à situação dos trabalhadores de aplicativos, em especial os entregadores.

Lula afirmou que pretende criar mecanismos de crédito para que esses profissionais possam adquirir motos elétricas, além de estudar a implantação de benefícios sociais, como vale refeição.

O coitado que entrega comida, ele não tem um banheiro para utilizar. Ele, às vezes, vai entregar comida por outros com o nariz cheirando a comida do outro e o coitado estando com fome. Então, é preciso que a gente discuta um vale refeição para esse companheiro”, disse.

A fala do presidente marca mais um movimento de antecipação eleitoral indireta, ao mesmo tempo em que revela prioridades sociais para o segundo ciclo de seu mandato. Com foco em redução de desigualdades e garantia de dignidade a trabalhadores e população vulnerável, os anúncios reforçam a tentativa de manter apoio popular e preparar terreno para o futuro político do país.

Veja vídeo:

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.