Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi: exemplos em Turismo Responsável para o mundo

O turismo no Brasil sempre foi uma janela aberta para o mundo, expondo suas riquezas naturais, culturais e humanas. Agora, três municípios do Rio Grande do Norte são elevados a um novo patamar ao serem reconhecidos internacionalmente pelo seu compromisso com o turismo responsável. Estamos falando de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi.

Estes três destinos potiguares foram laureados na 9ª edição do “TOP 100 Good Practice Stories“, um concurso global de peso, organizado pela Green Destinations, uma entidade holandesa focada em práticas sustentáveis no turismo. A premiação tem como meta valorizar ações e práticas exemplares que servem de inspiração para líderes do turismo responsável ao redor do globo.

Dentre os 100 destinos eleitos, oito cidades brasileiras figuraram na lista, e três delas são do Rio Grande do Norte, demonstrando a força e comprometimento do estado com a sustentabilidade. Estas cidades foram destacadas, não só pela inovação em suas práticas, mas também pelo impacto positivo gerado em suas comunidades e por atenderem a pelo menos 60% dos critérios de sustentabilidade do renomado Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Ao todo, oito destinos brasileiros foram premiados, são eles:

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP
  • Apodi – RN
  • São Miguel do Gostoso – RN
  • Tibau do Sul – RN
  • Bom Jardim da Serra – SC
  • Bombinhas – SC
  • Itá – SC
  • Navegantes – SC
  • Urubici – SC

O anúncio oficial destes vencedores foi feito na capital estoniana, Tallinn, durante a Conferência Anual da Green Destinations. E, para que o mundo todo pudesse acompanhar, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Green Destinations, ampliando ainda mais a visibilidade destas cidades.

O programa DEL Turismo e seu impacto

O Programa DEL Turismo, do qual todas as cidades brasileiras premiadas fazem parte, busca impulsionar a economia local de forma sustentável, criando empregos e trazendo desenvolvimento para a comunidade. No Rio Grande do Norte, o programa é executado pelo Sistema Fecomércio RN, com o apoio do Senac.

A ação tem gerado bons frutos. Como ressaltou Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, “Esta é a quarta vez consecutiva que municípios do nosso estado são destacados nesta premiação. Isso não apenas nos enche de orgulho, mas reforça nossa esperança de que, com essa visibilidade mundial, possamos atrair ainda mais turistas para o Rio Grande do Norte“.

Em tempos em que o turismo responsável é cada vez mais valorizado, é um muito importante ver destinos potiguares como Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi se destacando. Estes municípios não apenas promovem a beleza natural e cultural do Brasil, mas também demonstram ao mundo o potencial do turismo sustentável bem executado. E para aqueles que buscam destinos autênticos e comprometidos com a sustentabilidade, o Rio Grande do Norte está, definitivamente, no mapa.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.