Deputados assinam projeto para reverter decisão que deixou Bolsonaro inelegível

O universo político brasileiro nunca deixa de nos surpreender. Em uma recente movimento político, 12 deputados de partidos da base do governo Lula assinaram um projeto que visa conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta, apresentada pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), aconteceu em um evento da própria legenda na última sexta-feira (30 de junho), e visa reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou o ex-presidente inelegível até 2030 por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Deputados do RN, General Girão e Sargento Gonçalves assinam projeto de anistia

Entre os nomes que assinaram este projeto, estão os polêmicos deputados do Rio Grande do Norte, General Girão e Sargento Gonçalves, membros da bancada do PL. A lista de assinaturas, que chegou a 65 deputados no domingo (2 de julho), inclui políticos filiados a partidos da base do governo, como MDB, PSD e União Brasil, que juntos, lideram oito ministérios.

Bolsonaro, Anistia e a Unidade da Oposição

Sem surpresas, após a condenação de Bolsonaro pelo TSE, a oposição se uniu em um texto que busca oferecer perdão a todos os condenados por delitos eleitorais desde 2016. Além de parlamentares de partidos adversários a Lula, vários nomes, incluindo Alfredo Gaspar (União), Coronel Ulysses (União), Felipe Francischini (União), Osmar Terra (MDB), Otoni de Paula (MDB), Pezenti (MDB), Reinhold Stephanes (PSD), Rodrigo Valadares (União), Rosângela Moro (União), Sargento Fahrur (PSD) e Thiago Flores (MDB) também assinaram o documento.

Partidos com Cargos de Poder Apoiam a Anistia

Alguns dos partidos dos deputados que assinaram o projeto de anistia possuem posições de poder no governo. O MDB, por exemplo, tem Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Jader Filho (Cidades) como líderes de ministérios. O PSD, por sua vez, comanda três pastas sob a liderança de Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Além disso, a União Brasil tem Daniela Carneiro (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) no primeiro escalão.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Maior Parte da Oposição é do PL, o Partido do Ex-Presidente Jair Bolsonaro

Do total de 53 deputados que compõem a oposição, a maioria (45) é do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, outros partidos, como Progressistas (5), Republicanos (1), Podemos (1) e Patriota (1) também têm membros entre os apoiadores do projeto de anistia.

Este cenário político inusitado suscita uma série de questões. Será que estamos vendo uma mudança na dinâmica política brasileira? O projeto de anistia para Bolsonaro ganhará tração? E o que essa reviravolta pode significar para o futuro das eleições e do cenário político nacional? O tempo, como sempre, será o juiz final dessas questões.

Deputados que apoiam a anistia para Bolsonaro

NomePartidoEstado
SandersonPLRS
Abilio BruniniPLMT
Alfredo GasparUniãoAL
Amalia BarrosPLMT
André FernandesPLCE
Bia KicisPLDF
Bibo NunesPLRS
Capitão Alberto NetoPLAM
Capitão AldenPLBA
Capitão AugustoPLSP
Carlos JordyPLRJ
Chris ToniettoPLRJ
Coronel AssisUniãoMT
Coronel ChrisóstomoPLRO
Coronel FernandaPLMT
Coronel TelhadaPPSP
Coronel UlyssesUniãoAC
Daniela ReinehrPLSC
Delegado CaveiraPLPA
Delegado Paulo BilynskyjPLSP
Delegado RamagemPLRJ
Diego GarciaRepublicanosPR
Dr. FredericoPatriotaMG
Evair de MeloPPES
Felipe FrancischiniUniãoPR
Fernando RodolfoPLPE
Filipe BarrosPLPR
General GirãoPLRN
General PazuelloPLRJ
Gilberto SilvaPLPB
Gilvan da FederalPLES
Giovani CheriniPLRS
Gustavo GayerPLGO
Hélio LopesPLRJ
José MedeirosPLMT
Júlia ZanattaPLSC
Junio AmaralPLMG
Luiz LimaPLRJ
Luiz PhillipePLRJ
Marcelo A. AntônioPLMG
Marcelo MoraesPLRS
Mário FriasPLSP
Maurício do VôleiPLMG
Maurício MarconPodemosRS
Nikolas FerreiraPLMG
Osmar TerraMDBRS
Otoni de PaulaMDBRJ
Pedro LupionPPPR
Pedro WestphalenPPRS
PezentiMDBSC
Pastor Marco FelicianoPLSP
Reinhold Stephanes JúniorPSDPR
Rodrigo ValadaresUniãoSE
Rosangela MoroUniãoSP
Sargento FahrurPSDPR
Sargento GonçalvesPLRN
Silvia CristinaPLRO
Silvia WaiapiPLAP
Sóstenes CavalcantePLRJ
Thiago FloresMDBRO
VermelhoPLPR
Vicentinho JúniorPPTO
Zé TrovãoPLSC
Zé VictorPLMG
Coronel ZuccoPLRS

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.