Pesquisa revela: cães vira-latas são os preferidos dos tutores brasileiros

Levantamento da maior comunidade de clínicas veterinárias do Brasil com uma das maiores plataformas de gestão do segmento pet aponta raças mais presentes nos lares do país e hábitos no cuidado com a saúde dos animais.

Uma recente análise realizada pela VetFamily e OnePet, empresas especializadas em gestão de pet shops e clínicas veterinárias, revelou que os pets sem raça definida (SRD) são os favoritos entre os tutores brasileiros. Este estudo, que se baseou em dados coletados nos últimos cinco anos, demonstrou que os SRDs representam 29,39% de todos os cães e gatos cadastrados. Esse número é quase o dobro do segundo colocado, os cães da raça Shih Tzu, que constituem 14,57% do total, e quase quatro vezes maior que os Poodles, que representam 7,66%.

A pesquisa englobou um amplo universo de mais de 4,4 milhões de animais registrados em plataformas utilizadas por empresas do setor pet em mais de 500 cidades brasileiras. Além dos SRDs (popularmente conhecidos por vira-latas), o ranking dos dez cães e gatos mais cadastrados inclui:

  1. Vira-lata: 29,39%
  2. Shih Tzu: 14,57%
  3. Poodle: 7,66%
  4. Yorkshire Terrier: 5,87%
  5. Spitz Alemão: 3,68%
  6. Pinscher miniatura: 3,40%
  7. Siamês: 2,74%
  8. Maltês: 2,35%
  9. Lhasa Apso: 1,81%
  10. Pit Bull: 1,67%

Raças como Golden Retriever, Buldogue Francês, Persa e Labrador figuram em posições um pouco mais abaixo, aparecendo em 11º, 13º, 15º e 16º lugares, respectivamente.

Outro aspecto significativo levantado pela pesquisa é a frequência de consultas veterinárias. Entre maio de 2023 e abril de 2024, apenas 8,87% dos animais cadastrados foram levados ao veterinário. Segundo o médico-veterinário, Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger, “os pets devem ser levados ao veterinário ao menos uma vez ao ano para avaliação física e medidas preventivas. Para cães e gatos a partir de 7 anos ou com doenças crônicas, esse intervalo deve ser ainda menor.”

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

No contexto da rotina agitada dos tutores, serviços que ajudam a lembrar e acompanhar os cuidados preventivos com os animais são essenciais para a manutenção da saúde dos pets. A plataforma OnePet oferece exatamente isso, permitindo que gestores de clínicas e hospitais veterinários analisem perfis de pacientes, fluxo de serviços, histórico de saúde e diversas outras informações administrativas.

André Mafra, CEO e fundador da OnePet, comenta: “Conhecer os hábitos e os perfis dos clientes, a necessidade de retorno dos pacientes e a possibilidade de alertar o tutor sobre datas e cuidados que devem ser tomados com seus pets, por exemplo, serve não apenas para melhorar o desempenho de uma clínica ou hospital, mas para oferecer um diferencial no atendimento e na oferta de especialidades médicas e serviços adequados às necessidades dos pacientes da região.”

Além disso, a VetFamily, uma comunidade internacional de médicos-veterinários, firmou uma parceria com a OnePet para proporcionar benefícios exclusivos aos seus membros, com o objetivo de valorizar e desenvolver o segmento veterinário.

Berger conclui: “Entendemos o quanto informações precisas e de fácil acesso permitem uma gestão integrada e um atendimento diferenciado que promove melhores serviços para a saúde dos animais. Por isso, nos próximos meses nossa parceria deve gerar resultados positivos para um número ainda maior de clínicas e hospitais veterinários e seus pacientes.”

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.