Longa potiguar ‘O Alecrim e O Sonho’ é exibido gratuitamente em Natal
O longa-metragem “O Alecrim e O Sonho”, escrito e dirigido pelo cineasta potiguar Valério Fonseca, será exibido gratuitamente em Natal entre os dias 12 e 31 de agosto. Filmado no bairro do Alecrim, a obra foi uma das candidatas brasileiras para representar o país no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional.
As exibições ocorrerão em diversos espaços públicos da capital potiguar, proporcionando acesso amplo e gratuito ao público.
A narrativa do filme acompanha Vicente, um viúvo aposentado que vive no bairro do Alecrim. Através dos dilemas cotidianos de Vicente, o longa aborda temas como etarismo, amizades e sobrevivência, trazendo uma reflexão sobre as complexidades da vida e das relações humanas. O diretor comenta que a escolha do Alecrim como cenário se deu por memórias de sua infância no bairro.
“O Alecrim é vibrante, uma festa de culturas e sotaques, e no filme ganhou um tom onírico e musical”, diz Fonseca.
Programação das exibições
A sessão de abertura será no Cinemark do Midway Mall no dia 12 de agosto. As demais exibições acontecerão em locais como o Museu do Complexo Cultural Rampa, Instituto Juvino Barreto, Instituto dos Cegos do RN e Mercado de Petrópolis. Valério Fonseca destaca a importância de democratizar o acesso ao cinema, especialmente em um mercado dominado por produções americanas.
“Fazer um longa é difícil, mas distribuí-lo é a etapa mais complicada. Nossa ideia é levar o cinema ao público de forma gratuita, priorizando a acessibilidade e a terceira idade”, afirma o diretor.
Confira o trailer:
No dia 17 de agosto, sessões no Mercado de Petrópolis e na Comunidade da África, na Redinha, incluirão a exibição dos curtas “Pegadas de Zila”, estrelado por Rosamaria Murtinho, e “Zeladores”, resultado de uma oficina de direção no bairro Golandim. Além de Natal, o filme será exibido na Mostra Nordeste de Cinema Contemporâneo em Feira de Santana, Bahia, de 5 a 8 de agosto.
Valorização do cinema potiguar
Valério Fonseca também enfatiza a importância de fortalecer o cinema nordestino e brasileiro. “Acabar com o preconceito contra o cinema brasileiro é fundamental. Desde criança, amei o cinema nacional e quero ajudar a fortalecer o cinema potiguar”, diz. Fonseca espera que seu trabalho inspire novos cineastas da região.
O projeto de exibição gratuita é viabilizado pelo edital de apoio cultural através da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa pretende atrair cinéfilos e pessoas interessadas nas temáticas abordadas no filme, além do público em geral.
Detalhes do filme
“O Alecrim e O Sonho” foi um dos 28 longas selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para o Oscar 2024. Premiado com o Troféu Cultura 2023 na categoria audiovisual, o filme também foi exibido e premiado no Latino and Native American Film Festival em Connecticut, EUA. Em 2022, participou do Molodist Kiev Int. Film Festival na Ucrânia e estreou no prestigiado IFFI GOA, o mais importante festival de cinema da Ásia.
Sobre o diretor
Valério Fonseca, além de “O Alecrim e O Sonho”, dirigiu o premiado longa documental “Remar é…” e diversos curtas, como “Dona Eulália” e “A Maldição de Berenice”. Com uma carreira prolífica, Fonseca já recebeu cerca de 40 prêmios por suas 15 produções.
Programação:
- 12/8, 20h: Cinemark (Midway Mall) – Ingressos disponíveis para as primeiras 290 pessoas que chegarem
- 15/8, 16h: Cinemar (Base da Marinha, Alecrim)
- 15/8, 20h: Cervejaria Resistência (Ponta Negra)
- 16/8, 14h30: Instituto Juvino Barreto (Lagoa Seca)
- 17/8, 11h: Mercado de Petrópolis (Petrópolis)
- 17/8, 18h: Movimento Cultural Nossos Valores (Redinha)
- 31/8, 18h: Bae BioAtelier (Pium)
Sessões com acessibilidade:
- 13/8, 16h: Complexo Cultural Rampa (Santos Reis) – Exibição em Libras
- 21/8, 13h30: Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) – Exibição em Libras
- 22/8, 8h: Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN – Audiodescrição