Tendência

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies.

Encerra-se nesta sexta-feira (7) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O mesmo prazo aplica-se aos pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 85, podendo ser paga por boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho. Os resultados dos recursos relativos à isenção da taxa foram divulgados em 24 de maio, assim como os recursos sobre justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos da taxa.

Os interessados devem acessar a Página do Participante no site do Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) e utilizar o cadastro na conta Gov.br.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, devido à calamidade pública causada pelas enchentes, os moradores terão um prazo adicional para se inscrever no exame. Um novo calendário será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os residentes dos municípios gaúchos afetados terão isenção da taxa de inscrição.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Sobre o exame

Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados do exame são utilizados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), sendo também aceitos por instituições privadas e universidades em países de língua portuguesa que mantêm acordo com o Brasil.

Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como treineiros, com o intuito de autoavaliação em anos anteriores ao término da educação básica.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.