Tendência

Lula indica Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central

Galípolo, que atualmente é o diretor de Política Monetária do BC, ainda precisa ser aprovado pelo Senado em uma sabatina para poder assumir o cargo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o economista Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um evento realizado no Palácio do Planalto.

Haddad comunicou que a indicação de Galípolo já foi encaminhada ao Senado Federal, sendo destinada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao senador Vanderlan Cardoso, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). “O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui, de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente Pacheco e ao senador Vanderlan, presidente da CAE, o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa a diretoria de Política Monetária do banco”, declarou Haddad.

Galípolo, que atualmente é o diretor de Política Monetária do BC, ainda precisa ser aprovado pelo Senado em uma sabatina para poder assumir o cargo. Caso aprovado, ele começará um mandato de quatro anos, substituindo o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro.

Após o anúncio, Galípolo expressou seu agradecimento pela indicação, afirmando: “Na mesma magnitude, é uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa ser indicado à presidência do Banco Central do Brasil pelo ministro Fernando Haddad e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.” No entanto, ele preferiu não responder a perguntas em respeito ao processo de aprovação e à institucionalidade do cargo.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A carreira de Galípolo inclui passagens importantes por várias instituições econômicas e políticas. Ele já foi secretário de Economia e de Transportes no governo de São Paulo, trabalhou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e fundou o Banco Fator. No início de 2023, assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda antes de ser indicado para a diretoria de Política Monetária do BC, posição que ocupa desde julho de 2023.

Febraban

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, também se manifestou sobre a indicação de Galípolo. Em nota, Sidney parabenizou o presidente Lula pela escolha e desejou sucesso ao economista. Sidney destacou que a experiência de Galípolo na diretoria do Banco Central, onde participa das discussões sobre política monetária há mais de um ano, o qualifica para o cargo.

O fato de Galípolo já fazer parte da Diretoria do BC há mais de um ano, participando de todas as discussões e decisões sobre política monetária, deu a ele plenas condições para assumir a presidência da autoridade monetária“, afirmou Sidney. Ele acrescentou que a vivência de Galípolo no BC foi enriquecedora, especialmente durante um período de intensos debates sobre a condução da política monetária.

Sidney ainda ressaltou que, como diretor do BC, Galípolo demonstrou comprometimento com os princípios de um Banco Central independente, especialmente no que se refere à estabilidade da moeda, elemento essencial para garantir o poder de compra e oferecer previsibilidade aos agentes econômicos. “Basta ver os posicionamentos públicos como diretor, em que tem demonstrado comprometimento com a condução da política monetária naquilo que é essência de um BC independente: manter a estabilidade da moeda, condição necessária para assegurar o poder de compra, além de previsibilidade e segurança para os agentes econômicos tomarem decisões“, completou.

O presidente da Febraban expressou confiança na indicação de Galípolo e demonstrou otimismo em relação à aprovação do nome pelo Senado Federal. “Vejo a indicação de Galípolo com muita tranquilidade e otimismo”, finalizou Isaac Sidney.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.