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Companhia aérea polonesa cancela solicitação de voos para Natal

Esses voos seriam realizados por meio do modelo Boeing 787-9 Dreamliner, uma aeronave que comporta até 294 passageiros divididos em três classes.

A LOT Polish Airlines, companhia aérea da Polônia, retirou a solicitação de slot para operar voos charter entre o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, também conhecido como Aeroporto de Natal, e a cidade de Varsóvia, capital polonesa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Zurich Airport, empresa que administra o aeroporto localizado em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana.

De acordo com a Zurich Airport, o pedido foi retirado nessa quinta-feira (5), sem maiores detalhes sobre o motivo da decisão por parte da empresa polonesa. A retirada da solicitação de slot — que é uma espécie de pré-reserva para a utilização do espaço aéreo e das instalações do aeroporto — não significa, necessariamente, o cancelamento definitivo da operação. Segundo a operadora, a solicitação de slot é um passo inicial e não garante a confirmação do voo, funcionando mais como uma etapa preliminar no processo de planejamento de rotas aéreas.

A expectativa inicial, divulgada anteriormente pela Zurich Airport, era de que os voos charter começassem a operar entre janeiro e março de 2025. As viagens seriam realizadas a partir da cidade de Okecie, localizada na região de Varsóvia (WAW), com frequência semanal, sempre às sextas-feiras. O primeiro voo estava previsto para o dia 17 de janeiro de 2025, e o último para 21 de março do mesmo ano. A programação original previa a realização de 10 voos de ida e volta durante o período estipulado.

Esses voos seriam realizados por meio do modelo Boeing 787-9 Dreamliner, uma aeronave que comporta até 294 passageiros divididos em três classes. Apesar do cancelamento da solicitação de slot, ainda não se sabe se a LOT Polish Airlines tomará uma nova decisão para confirmar ou cancelar definitivamente as operações. A companhia polonesa tem operado voos charter em rotas sazonais, sem horários fixos, o que diferencia essa modalidade dos voos comerciais regulares.

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Os voos charter são conhecidos por não seguirem uma frequência fixa, sendo geralmente contratados por agências de turismo ou outros grupos específicos que desejam operar uma rota sob demanda. Isso os torna uma alternativa interessante para destinos que, durante períodos de alta demanda, recebem um fluxo temporário e concentrado de turistas.

Outro ponto importante é o fato de que, na última temporada de inverno europeu, a LOT Polish Airlines já havia realizado voos semelhantes entre Salvador (SSA) e Varsóvia, reforçando o interesse da empresa pelo mercado turístico brasileiro. A inclusão de Natal como possível novo destino indicaria uma expansão desse foco, principalmente em relação a rotas que atendem ao público europeu em períodos de férias.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o pedido de slots — que são autorizações para pousos e decolagens em aeroportos — já havia sido submetido anteriormente pela companhia. A aprovação desses slots seria um marco, representando a primeira vez que a LOT realizaria operações no Aeroporto de Natal. O controle rigoroso dos slots é essencial para que as operações aeroportuárias ocorram de maneira eficiente e dentro da capacidade operacional do aeroporto, evitando congestionamentos no tráfego aéreo.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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