Tendência

Semurb realiza vistoria contra ligações clandestinas de esgoto em Ponta Negra

A praia de Ponta Negra, assim como outras praias de Natal, como Areia Preta, tem trechos considerados impróprios para banho devido à poluição.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou uma operação na praia de Ponta Negra, em Natal, para investigar a existência de ligações clandestinas de esgoto e efluentes. A ação começou na terça-feira (16) e continua nesta quarta-feira (17). Esta operação conta com o apoio da Agência Reguladora de Água e Saneamento Básico (Arsban) e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Pedro Júnior, analista de regulação e saneamento da Arsban, afirmou que, no primeiro dia de vistoria, dois hotéis foram identificados como suspeitos de realizar ligações clandestinas de esgoto. Para facilitar a identificação das tubulações, a Caern forneceu um equipamento chamado Georadar. Além de Arsban e Semurb, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também estão envolvidas na ação.

Como vai haver o serviço da engorda, não tinha sentido fazer todo o trabalho na orla com ligação de esgoto chegando na praia“, explicou Pedro. O Georadar detecta tubos irregulares, que serão investigados mais detalhadamente pela Semurb na fase seguinte.

Antes de iniciar a operação, a Arsban mapeou a área de investigação, que vai da rotatória da Via Costeira até o Morro do Careca. O trabalho dos técnicos tem duração de duas semanas, e na terceira semana, a Semurb entra em campo para confirmar as suspeitas e tomar as medidas necessárias.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Pedro também ressaltou que, em alguns casos, os responsáveis pelos imóveis podem estar misturando, deliberadamente ou não, os sistemas de drenagem de água da chuva e esgoto, causando interferência. “O esgoto pode chegar na praia e causar danos urbanísticos e ambientais. Muitos empreendimentos ganham dinheiro sujando a praia“, analisou. A praia de Ponta Negra, assim como outras praias de Natal, como Areia Preta, tem trechos considerados impróprios para banho devido à poluição.

Após as duas semanas iniciais, a Semurb receberá um relatório da Arsban e irá aos imóveis para verificar as denúncias e identificar a origem dos poluentes. Esta é a segunda etapa da vistoria. “A Semurb pode fazer um levantamento mais detalhado dentro dos imóveis para identificar e, caso necessário, realizar o tamponamento“, afirmou Pedro.

Não há previsão para a conclusão da operação. A Secretaria de Meio Ambiente informou que as ligações clandestinas de esgoto podem resultar em multas gravíssimas, conforme o Código do Meio Ambiente e o Plano Diretor de Drenagem. Este plano determina que as águas pluviais devem ser armazenadas e/ou infiltradas no próprio lote, com multas variando de R$ 10.414,15 a R$ 51.555,22.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.