Tendência

Rio Grande do Norte comemora 523 anos de história nesta quarta (7)

Data lembra implantação do Marco de Touros, considerado monumento mais antigo deixado no litoral brasileiro pelas caravelas portuguesas.

O Rio Grande do Norte comemora 523 anos nesta quarta-feira (7), data que marca a implantação do Marco de Touros em 1501. Esse marco é reconhecido como símbolo da colonização portuguesa no estado e é considerado pelos pesquisadores locais como o monumento mais antigo deixado no litoral brasileiro pelas caravelas comandadas por André Gonçalves e Gaspar de Lemos, acompanhados pelo cosmógrafo Américo Vespúcio.

A data comemorativa foi oficializada pela Lei estadual 7.831, aprovada em 30 de maio de 2000.

Embora o Marco de Touros tenha sido instalado em 1501, a colonização efetiva do Rio Grande do Norte só ocorreu muitos anos depois, em 25 de dezembro de 1597. A expedição que marcou o início da colonização foi comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque. Como estratégia de defesa, os colonizadores começaram a construção da Fortaleza dos Reis Magos no dia dos Santos Reis, daí o nome da fortaleza.

Para celebrar o aniversário do estado, o historiador Henrique Lucena compartilhou algumas curiosidades sobre a história do Rio Grande do Norte. Ele destacou o plano de transformar o estado em residência de Napoleão Bonaparte, a influência judaica nas raízes da região Seridó e a forte presença holandesa, impulsionada pela produção de sal.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A ideia de fazer do Rio Grande do Norte a residência de Napoleão Bonaparte foi uma das curiosidades mais intrigantes que encontrei durante minhas pesquisas“, disse Lucena.

Além disso, a presença holandesa no estado foi marcante, principalmente devido à produção de sal, que era uma atividade econômica importante na época.”

Geografia e demografia

Localizado no nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte faz fronteira com o Oceano Atlântico ao norte e leste, a Paraíba ao sul e o Ceará a oeste. O estado possui uma área total de 52.809,601 km², representando 3,42% da área do Nordeste e 0,62% da superfície nacional. Com uma população superior a 3,3 milhões de habitantes, é o décimo sétimo estado mais populoso do Brasil.

O Rio Grande do Norte é conhecido por ter o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Nordeste e a maior renda per capita da região. A expectativa de vida no estado é de 76 anos, a nona maior do país. Devido à sua localização geográfica no vértice nordeste da América do Sul, é chamado de uma das “esquinas” do Brasil e do continente, oferecendo uma projeção significativa para o Atlântico.

Economia e Turismo

A economia do Rio Grande do Norte é predominantemente baseada no setor de serviços, com destaque para a produção de sal, da qual o estado é responsável por mais de 95% do total nacional. Aproveitando o clima semiárido, especialmente na parte norte do litoral, a produção de sal é uma atividade econômica vital.

O turismo também é uma importante fonte de renda para o estado, que atrai anualmente mais de dois milhões de turistas nacionais e internacionais, principalmente da Europa. Para promover o turismo, o governo estadual dividiu os municípios em cinco polos turísticos: Agreste/Trairi, Costa Branca, Costa das Dunas, Seridó e Serrano. Cada polo possui características naturais únicas que atraem visitantes.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.