MPRN recomenda apreensão de veículos com escapamento adulterado

Recomendação é destinada aos Municípios de Luís Gomes, Paraná, Major Sales e José da Penha, no Oeste Potiguar.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma nova recomendação para combater a direção de motocicletas com escapamento adulterado e a condução perigosa por menores de idade nas cidades de Luís Gomes, Paraná, Major Sales e José da Penha, situadas na região do Oeste Potiguar. O documento, publicado na sexta-feira (26), orienta o policiamento desses municípios a intensificar ações para coibir a poluição sonora e a direção irregular por crianças e adolescentes.

O MPRN destacou que a prática de conduzir motocicletas com escapamento adulterado tem se tornado comum nessas localidades. Muitos condutores aceleram de forma inadequada, causando poluição sonora especialmente durante a noite e nos finais de semana. Segundo a Lei de Contravenções Penais, “não se pode perturbar o trabalho ou o sossego alheio com o abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos“, sendo passível de prisão de 15 dias a 3 meses ou multa.

Adicionalmente, foi constatado que crianças e adolescentes estão dirigindo veículos automotores nas cidades mencionadas. Em resposta, o MPRN recomendou aos policiais militares que realizem a apreensão ou prisão em flagrante de motocicletas com escapamento adulterado e de veículos conduzidos por menores.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como crime permitir a direção de veículos por pessoas sem habilitação ou sem condições adequadas para uma condução segura. O MPRN ressalta que pais ou responsáveis que permitam a direção por seus filhos menores de 18 anos estão cometendo um crime, configurando “descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrentes de tutela ou guarda“.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A autoridade policial civil deve iniciar um procedimento policial e comunicar devidamente a autoridade judiciária. O Ministério Público promete adotar todas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento da recomendação e alcançar os resultados esperados em casos de descumprimento.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.