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Lito Sousa critica edição da TV Globo que distorceu entrevista sobre acidente aéreo em Vinhedo

Lito Sousa critica distorções em entrevista editada pela TV Globo sobre acidente aéreo em Vinhedo; Cenipa também já havia desmentido a emissora.

Lito Sousa, especialista em aviação amplamente reconhecido no Brasil, manifestou publicamente sua insatisfação com a maneira como sua entrevista foi editada e exibida no programa “Profissão Repórter”, da TV Globo. Lito, que possui um canal popular no YouTube chamado “Aviões e Músicas“, afirmou que a edição da entrevista distorceu suas falas, dando a entender que ele estava especulando sobre as possíveis causas do acidente aéreo em Vinhedo, ocorrido na última sexta-feira (9), que resultou na morte de 62 pessoas.

Segundo Lito Sousa, ele foi convidado a falar sobre aspectos técnicos da aviação, com foco nos efeitos do acúmulo de gelo em aeronaves. Durante a entrevista, ele fez vários disclaimers, deixando claro que não iria especular sobre a causa do acidente, pois essa responsabilidade é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Contudo, a edição final do programa retirou esses avisos, o que, segundo Sousa, pode ter gerado uma interpretação equivocada de suas palavras.

Dei uma entrevista muito legal para o Caco Barcellos no Profissão Repórter. Fiz vários disclaimers de que NÃO especulo sobre causa de acidente aéreo, isso compete ao Cenipa,” escreveu Sousa em suas redes sociais. Ele expressou frustração ao relatar que, após quase três horas de entrevista, apenas trechos foram ao ar, e de uma forma que deturpou o contexto original de suas declarações.

Um dos trechos mais polêmicos foi relacionado à discussão sobre a sobrevivência das pessoas a bordo. Sousa explicou que, embora tenha abordado o assunto, pediu que aquela parte fosse tratada “off the record”. Contudo, essa solicitação não foi respeitada, resultando na exibição de um conteúdo que ele considerava sensível e incompleto.

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Além disso, Lito Sousa informou que formalizou uma reclamação junto à direção do programa e solicitou acesso aos brutos da gravação, embora tenha expressado ceticismo sobre a possibilidade de receber esse material. “A partir de hoje, só dou entrevista com minha equipe gravando junto para termos os brutos do que foi falado,” concluiu.

Em meio a essa controvérsia, o Cenipa também emitiu uma nota oficial desmentindo as informações divulgadas pela TV Globo e outros veículos de comunicação sobre o suposto conteúdo dos gravadores de voo do avião envolvido no acidente em Vinhedo. Segundo a nota, nenhum órgão de imprensa teve acesso aos áudios ou transcrições dos gravadores — conhecidos como caixas-pretas — do avião PS-VPB da Voepass.

A FAB reafirmou que todos os procedimentos relacionados à investigação seguem rigorosamente os protocolos legais, garantindo a integridade do processo investigativo. A negativa enfática da FAB veio em resposta às reportagens que alegavam ter obtido diálogos entre a tripulação nos momentos finais antes do impacto.

Essa situação levanta questões importantes sobre a responsabilidade da mídia na cobertura de tragédias, especialmente em casos onde as informações ainda estão sendo verificadas e a investigação está em andamento.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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