Tendência

Falha em sistema do BTG expõe chaves Pix de mais de 8 mil usuários

Banco Central informa que falha nos sistemas do BTG Pactual expôs dados cadastrais, afetando informações como nome e CPF.

O Banco Central comunicou, nessa quinta-feira (15), um incidente de segurança que resultou na exposição de dados de 8.032 chaves Pix pertencentes a clientes do BTG Pactual. O vazamento ocorreu devido a falhas específicas nos sistemas da instituição financeira e envolveu dados que ficaram vulneráveis entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.

Segundo a nota oficial do BC, os dados comprometidos não incluem informações consideradas sensíveis, como senhas, movimentações financeiras, saldos bancários ou quaisquer outras informações protegidas por sigilo bancário.

Os dados expostos são de natureza cadastral, incluindo nome do usuário, CPF parcialmente oculto, instituição bancária, agência e número da conta.

Notificação aos usuários

O Banco Central informou que os clientes afetados pelo vazamento serão notificados diretamente através do aplicativo ou internet banking do BTG Pactual. O BC enfatizou que não serão utilizados outros canais de comunicação, como mensagens por aplicativos, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para evitar possíveis fraudes.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Em relação ao incidente, o Banco Central esclareceu que já foram iniciadas investigações detalhadas para apurar as causas e responsabilidades. Além disso, as medidas regulatórias cabíveis serão aplicadas conforme necessário.

Este não é um caso isolado. Só em 2023, já foram registrados oito incidentes de segurança envolvendo o vazamento de dados em instituições financeiras. O BC mantém uma página específica em seu site dedicada ao registro desses incidentes, visando maior transparência e acompanhamento por parte dos usuários.

Posicionamento do BTG Pactual

Em nota oficial, o BTG Pactual declarou que identificou consultas isoladas feitas a partir de números de CPFs obtidos fora dos sistemas do banco, o que possibilitou a visualização de dados como agência e conta corrente vinculados a esses CPFs. O banco garantiu que, imediatamente após a identificação dessas consultas, as informações foram restritas.

A instituição reforçou que não houve qualquer invasão aos seus sistemas internos e que nenhum dado sensível, como senhas ou outros dados protegidos, foi exposto. “O BTG Pactual reforça que a segurança das informações é prioridade e que está disponível para esclarecimentos em seus canais de atendimento“, conclui a nota.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.