Tendência

Governo recria ProJovem para capacitação de jovens ao mercado de trabalho

A expectativa é que o programa amplie as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação robusta e adequada às demandas atuais.

O governo federal anunciou a recriação do ProJovem Trabalhador (o ProJovem), um programa de qualificação profissional para jovens que estava inativo há uma década. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que a previsão é iniciar cursos-piloto em agosto deste ano.

A reativação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, na modalidade ProJovem Trabalhador, foi oficializada na última semana através de publicação no Diário Oficial da União. Conforme a portaria, jovens de 18 a 29 anos, desempregados e pertencentes a famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo (R$ 1.412) poderão participar. O programa exige ainda que os candidatos estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio, mas não estejam matriculados ou tenham concluído o ensino superior.

Em informação confirmada incialmente ao jornal EXTRA, o MTE detalhou que o programa será estruturado e executado por Organizações da Sociedade Civil (OSC), selecionadas por meio de edital público. Estas organizações vão oferecer cursos presenciais ou híbridos, com duração de seis meses e carga horária de 350 horas/aula. Os cursos focarão na qualificação social e profissional, incluindo letramento digital, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho ou atividades que gerem renda.

Após a conclusão do curso, os jovens serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que ficará responsável por encaminhá-los para oportunidades de emprego. No entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre o processo de inscrição dos interessados no ProJovem Trabalhador.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A meta é promover a inclusão e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para a redução do desemprego entre a juventude, afirmou o MTE em nota. A expectativa é que o programa amplie as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação robusta e adequada às demandas atuais.

O retorno do ProJovem Trabalhador é uma medida aguardada e visa atender uma parcela significativa da população jovem, proporcionando qualificação e novas oportunidades profissionais. Mais informações sobre o lançamento do edital e os critérios de participação devem ser divulgadas em breve pelo MTE.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.