Conta de energia aumenta 8,14% a partir de hoje no RN

Atualmente, a Neoenergia Cosern atende cerca de 1,58 milhão de unidades residenciais no estado.

A partir desta segunda-feira (22), os consumidores do Rio Grande do Norte enfrentam um aumento de 8,14% nas tarifas de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste para a Companhia Energética do Estado (Neoenergia Cosern), que afetará diferentes categorias de tensão.

Para os consumidores residenciais (classe B1), o reajuste será de 8,14%, enquanto a média para os de baixa tensão é de 8,08% e para alta tensão de 7,84%. A decisão foi tomada pela diretoria da Aneel na última terça-feira (16).

Atualmente, a Neoenergia Cosern atende cerca de 1,58 milhão de unidades residenciais no estado.

Dentre os principais fatores que influenciaram este aumento, destacam-se os encargos setoriais, os custos com transmissão de energia e os componentes financeiros. A distribuidora ressaltou que o impacto maior veio de itens que não são gerenciáveis por ela, como os encargos setoriais, que contribuíram com 2,92% para o aumento.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Outro fator relevante foi a redução de -1,3% no reajuste devido à nova limitação de compensação dos créditos de PIS/Cofins, conforme estabelecido pela Medida Provisória nº 1.202/2023. Essa compensação foi significativamente menor do que a contribuição de -7,5% no reajuste tarifário do ano anterior.

A Aneel esclareceu que os processos tarifários dividem-se em duas modalidades: a Revisão Tarifária Periódica (RTP), que é mais abrangente e define os custos eficientes de distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, além dos componentes do Fator X para o ciclo tarifário; e o Reajuste Tarifário Anual (RTA), que é mais simplificado, ocorrendo nos anos sem RTP e ajustando a Parcela B pelo índice de inflação do contrato, diminuído do Fator X.

Ajustes tarifários são essenciais para que a distribuidora possa cobrir os custos de compra e transmissão de energia“, afirmou a agência, enfatizando também a importância dos encargos setoriais que financiam políticas públicas através de leis e decretos.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.