Saúde

Regulamentação da Terapia Ocupacional avança na Câmara e segue para o Senado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em 27 de novembro, um projeto de lei que visa regulamentar a profissão de terapeuta ocupacional. O texto segue agora para análise do Senado.

O projeto de lei define um conjunto de 37 atribuições para os terapeutas ocupacionais, incluindo:

  • Realizar atendimentos e elaborar diagnósticos terapêuticos ocupacionais;
  • Prescrever treinamentos para Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD);
  • Emitir laudos de testes e avaliações dentro de sua área de formação;
  • Identificar a necessidade de prescrição de recursos técnicos de apoio e tecnologia assistiva;
  • Participar de inspeções sanitárias em serviços de terapia ocupacional e áreas afins.

Além disso, a proposta assegura que esses profissionais atuem em serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nos níveis assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde suplementar.

Entendimento e Aprovação

A deputada Erika Kokay (PT-DF), relatora do projeto, destacou que o texto aprovado é resultado de negociações com a categoria. Segundo ela, o texto está alinhado com as normas de saúde pública e educação, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e os protocolos clínicos aplicáveis à profissão.

“O texto está alinhado às normas de saúde pública e educação, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e os protocolos clínicos aplicáveis à profissão”, afirmou Kokay.

Outras Especificações da Proposta

O projeto também detalha a formação exigida para terapeutas ocupacionais, que deve ser em cursos superiores presenciais de Terapia Ocupacional. Define também a jornada de trabalho, fixada em 30 horas semanais, e criminaliza o exercício ilegal da profissão.

Os terapeutas ocupacionais poderão atuar em diversas áreas, incluindo saúde, assistência social, educação e desporto, entre outras.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, você pode consultar o site da Câmara dos Deputados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.