Papa Francisco faz aparição surpresa no Vaticano após internação por pneumonia

Papa Francisco faz aparição surpresa no Vaticano após internação por pneumonia
Foto: Vatican News

Em sua primeira aparição pública desde que recebeu alta hospitalar, o Papa Francisco, de 88 anos, surpreendeu fiéis neste domingo (6), na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice, que passou 38 dias internado devido a uma grave pneumonia, surgiu em meio à missa do Jubileu dos Enfermos. Sua saúde já havia sido tema de preocupação, como quando ele estava internado com pneumonia bilateral.

A aparição não havia sido anunciada previamente. O Papa foi conduzido à praça em uma cadeira de rodas e utilizava uma cânula nasal para auxiliar na respiração. A presença do líder religioso emocionou os cerca de 20 mil peregrinos reunidos no local, que o receberam com aplausos calorosos.

Durante a celebração, o arcebispo Fisichella leu uma homilia escrita por Francisco, na qual ele compartilhou reflexões sobre sua experiência com a doença: “Na doença, Deus não nos deixa sozinhos e, se nos abandonarmos a Ele, precisamente onde as nossas forças falham, podemos experimentar a consolação da sua presença”, escreveu o Papa.

Francisco também expressou como se sentiu frágil e dependente durante o período de internação. “Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, estou a partilhar muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio”, revelou. 

Em sua mensagem, o Papa ressaltou a importância de aprender a amar e a se deixar amar, mesmo em momentos de vulnerabilidade. “Nem sempre é fácil, mas é uma escola na qual aprendemos todos os dias a amar e a deixarmo-nos amar, sem exigir nem recusar, sem lamentar nem desesperar, agradecidos a Deus e aos irmãos pelo bem que recebemos, abertos e confiantes no que ainda está para vir”, continuou. O Papa Francisco já havia celebrado missa no hospital durante o tratamento de pneumonia.

Ao final da missa, foi lida uma mensagem de agradecimento do Papa Francisco, que expressou sua gratidão pelas orações em prol de sua saúde.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.