Lula estimula encontro entre Putin e Zelensky em busca da paz na Ucrânia

Contudo, apesar da abertura para o diálogo demonstrada por Zelensky e do apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a participação de Vladimir Putin no encontro em Istambul ainda não foi confirmada.
Lula estimula encontro entre Putin e Zelensky em busca da paz na Ucrânia
Ricardo Stuckert / PR

Em um esforço para mediar o conflito que se arrasta há mais de três anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14). A ligação ocorreu durante a escala de Lula em Moscou, no seu retorno ao Brasil após compromissos oficiais na China.

O Palácio do Planalto informou que Lula incentivou Putin a participar das negociações de paz com a Ucrânia, agendadas para esta quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia. “O presidente brasileiro estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, nesta quinta-feira, 15 de maio, reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado“, diz a nota oficial.

Na semana anterior, Lula e Putin já haviam se encontrado em Moscou, durante as comemorações do 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou no domingo (11) sua disposição para se encontrar com Putin em Istambul, cidade que tem servido como ponto de encontro para tentativas de negociação.

Contudo, apesar da abertura para o diálogo demonstrada por Zelensky e do apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a participação de Vladimir Putin no encontro em Istambul ainda não foi confirmada. A expectativa é que Lula retorne ao Brasil na madrugada de quinta-feira (15) e, após um breve descanso, viaje para Montevidéu para comparecer ao velório do ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.