Cruzeiro com surto de hantavírus mobiliza Espanha, Itália, EUA e França

Estados Unidos, França e Grécia adotaram medidas de monitoramento após a repatriação de passageiros, incluindo quarentena, isolamento hospitalar e observação de pessoas assintomáticas.
Surto de hantavírus em cruzeiro leva Europa a monitorar passageiros
Surto de hantavírus em cruzeiro leva Europa a monitorar passageiros

Resumo da Notícia

  • Autoridades espanholas concluem retirada de passageiros do navio MV Hondius em Tenerife após surto de hantavírus.
  • 94 passageiros já foram repatriados; os 22 restantes seguem em voo para a Holanda.
  • Itália monitora passageiros e prepara circular com orientações sobre rastreamento e vigilância.
  • Nos EUA, um passageiro apresentou resultado 'levemente positivo' para o vírus Andes e está em observação.
  • França confirma primeiro caso de hantavírus em paciente evacuada do navio, que está internada e isolada.
  • Grécia mantém passageiro em quarentena por 45 dias após retorno do cruzeiro.
  • União Europeia, OMS e ECDC colaboram com a Espanha na operação de evacuação e vigilância sanitária.

As autoridades espanholas devem concluir nesta segunda-feira (11) a retirada dos últimos passageiros que ainda permanecem no navio de cruzeiro MV Hondius, ancorado nas proximidades da ilha de Tenerife, após um surto de hantavírus mobilizar governos da Europa e dos Estados Unidos. Até agora, 94 passageiros já foram evacuados e repatriados para seus países de origem.

Segundo a ministra da Saúde da Espanha, Mónica García, os 22 passageiros restantes serão transportados em um único voo com destino à Holanda. A operação encerra uma etapa considerada sensível pelas autoridades, já que o caso gerou medidas de vigilância em diferentes países após a identificação de passageiros expostos ao vírus.

Inicialmente, havia previsão de uma remoção separada para um grupo de australianos, mas as autoridades da Austrália não conseguiram garantir a chegada da aeronave a tempo. Com isso, todos os passageiros que ainda estavam no navio seguirão juntos no mesmo voo de evacuação.

Itália monitora passageiros e prepara circular

O caso também colocou a Itália em alerta. O Ministério da Saúde italiano afirmou que o risco de disseminação do hantavírus permanece “baixo”, mas prepara uma circular para autoridades regionais e postos de fronteira.

O documento deve trazer orientações sobre rastreamento de contatos, vigilância ativa e eventuais medidas de isolamento.

De acordo com a agência ANSA, quatro passageiros que estão na Itália seguem em observação após viajarem em um voo da KLM no qual também estava uma mulher posteriormente diagnosticada com o vírus. As autoridades italianas informaram que todos permanecem assintomáticos.

Estados Unidos tratam caso como positivo por precaução

Nos Estados Unidos, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos confirmou que um dos 17 cidadãos americanos repatriados apresentou resultado “levemente positivo” para o vírus Andes, uma variante do hantavírus detectada por exame PCR.

Cobertura relacionadaTrump diz que ataque dos EUA matou líder do Tren de Aragua em operação com apoio da Venezuela

Os passageiros estão sob observação na Unidade Nacional de Quarentena do Centro Médico da Universidade de Nebraska, em Omaha. Outro passageiro também apresentou sintomas leves.

As autoridades espanholas explicaram que houve divergência entre dois laboratórios no exame do cidadão americano: um apontou resultado fracamente positivo, enquanto outro indicou resultado negativo. Mesmo assim, os Estados Unidos decidiram tratá-lo como caso positivo por precaução.

França confirma primeiro caso e interna paciente

A ministra da Saúde da França, Stéphanie Rist, confirmou o primeiro caso de hantavírus no país. A paciente é uma mulher francesa evacuada do MV Hondius, que começou a apresentar sintomas durante o voo de repatriação entre Tenerife e Paris.

Segundo o governo francês, o estado de saúde da paciente piorou durante a noite. Ela foi internada em um hospital especializado em doenças infecciosas e permanece isolada.

O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, convocou uma nova reunião de emergência para acompanhar a situação. A porta-voz do governo, Maud Bregeon, pediu calma à população e afirmou que “a situação não é comparável à pandemia de Covid-19”.

Grécia mantém passageiro em quarentena

Na Grécia, um passageiro de 70 anos foi colocado em quarentena no Hospital Universitário Attikon, em Atenas, após retornar do cruzeiro.

Segundo as autoridades gregas, ele não apresentou sintomas até o momento, mas permanecerá monitorado pelos próximos 45 dias. O passageiro chegou ao país depois de participar de um voo de evacuação holandês para Eindhoven e, em seguida, ser transportado por uma aeronave militar grega.

União Europeia acompanha operação com Espanha e OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou a rapidez da operação conduzida pelas autoridades espanholas e afirmou que a União Europeia atua em conjunto com organismos internacionais de saúde.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Espanha, a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças para organizar os voos de evacuação. Não pouparemos esforços, tanto dentro da UE quanto fora dela. A saúde vem em primeiro lugar”, declarou em publicação nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.