MP recomenda ações urgentes contra erosão costeira em Touros

MP recomenda ações urgentes contra erosão costeira em Touros
Foto: Pixabay

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação à Prefeitura Municipal de Touros, publicada no Diário Oficial do Estado, exigindo ações imediatas para combater a crescente erosão costeira que ameaça o município. A recomendação destaca os sérios impactos ambientais, econômicos e sociais causados pela degradação da orla.

O documento aponta a falta de planejamento como fator crucial para o agravamento da situação. O MPRN ressalta a ausência de um Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla em Touros, afirmando que: um instrumento importante, não só pela necessária participação social, mas como requisitos, muitas vezes, para aquisição de recursos junto à União para mitigar os efeitos da erosão costeira, e o Município de Touros não possui o referido Plano.

Para solucionar essa deficiência, a recomendação orienta a Prefeitura a estruturar o Corpo Técnico do Comitê Gestor do Projeto Orla e, imediatamente, iniciar a elaboração deste Plano. Além disso, o MPRN sugere a busca por parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a realização de estudos científicos sobre a dinâmica da erosão costeira na região, buscando assim embasamento técnico para a tomada de decisões.

O MPRN destaca a gravidade da situação, alertando sobre as projeções futuras: A deficiência na gestão estratégica municipal da zona costeira tem contribuído para o agravamento dos efeitos da erosão costeira e, com as previsões de incremento de eventos extremos climáticos e do nível relativo médio do mar, mais perdas de praias arenosas ocorrerão, conduzindo ao aumento de riscos às inundações costeiras e problemas decorrentes.

A Prefeitura de Touros tem 90 dias para implementar as medidas recomendadas. Caso as providências não sejam tomadas dentro do prazo estipulado, o MPRN alerta para a possibilidade de ações judiciais contra o município. A recomendação inclui a necessidade de uma abordagem integrada, envolvendo planejamento, estudos técnicos, e a participação da comunidade, visando a preservação da orla e a mitigação dos impactos da erosão costeira em Touros.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.