A startup americana de direção autônoma Zoox anunciou o recall de 258 veículos após a identificação de frenagens bruscas inesperadas. A medida foi tomada após dois incidentes distintos em 2024, nos quais veículos de teste da empresa foram atingidos na traseira por motocicletas após realizarem frenagens consideradas excessivamente fortes.
Os eventos levaram a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, a iniciar uma Avaliação Preliminar em maio de 2024. Após análise de dados internos e em consulta com a NHTSA, a Zoox formalizou um Relatório de Recall de Segurança da Parte 573. A propósito, outras montadoras também têm enfrentado problemas similares; a Hyundai convocou recall do Ioniq 5 N nos EUA devido a falha no sistema de frenagem.

A transparência da Zoox ao lidar com este problema visa aumentar a confiança do consumidor na tecnologia de veículos autônomos, que ainda está em desenvolvimento. A empresa demonstra proatividade ao abordar as preocupações de segurança identificadas durante os testes em ambiente real. Em um contexto similar, a Tesla já fez recall de mais de 46 mil Cybertrucks por risco de desprendimento de painéis do teto.
O incidente destaca a importância contínua dos testes e avaliações rigorosas no desenvolvimento de veículos autônomos, bem como a necessidade de colaboração entre empresas e órgãos reguladores para garantir a segurança nas estradas. Este tipo de incidente levanta questões sobre o impacto de um possível Trump 2.0 no desenvolvimento de veículos autônomos nos EUA.