A ZF anunciou o início da produção em série de seu sistema steer-by-wire de última geração para equipar o modelo elétrico de luxo ET9, da fabricante chinesa Nio. O grupo tecnológico fornecerá tanto o atuador do volante, responsável pela direção e pela sensação de direção, quanto o atuador da engrenagem de direção redundante, além do software associado. Com isso, o veículo não terá conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.
Segundo a ZF, a tecnologia steer-by-wire representa um avanço significativo para a indústria automotiva, marcando o início da era dos veículos definidos por software. A empresa destaca que o sistema oferece maior liberdade de design, conforto, funcionalidades de direção e segurança para as montadoras.
Danilo Teobaldi, Engenheiro-Chefe da Nio, afirmou: “Na Nio, estamos comprometidos em entregar inovações revolucionárias que redefinem a experiência de direção premium. A tecnologia steer-by-wire é um facilitador chave de veículos definidos por software, oferecendo maior conforto ao dirigir, dinâmica intransigente e tecnologia à prova do futuro.” Para saber mais sobre os veículos da fabricante, confira este artigo sobre o Flagra do Onvo L80: SUV elétrico da Nio.
A parceria estratégica entre a ZF e a Nio, firmada em 2022, tem como objetivo a industrialização dessa tecnologia. A colaboração visa estabelecer novos padrões para a indústria de mobilidade inteligente e eletrificada.
Vantagens do sistema Steer-by-Wire da ZF
No sistema steer-by-wire da ZF, um atuador mecatrônico entre as rodas é a única fonte de força de direção. Não existe mais uma conexão mecânica entre o volante e a engrenagem de direção. Os comandos de direção são emitidos por um atuador no cockpit, que possui um sensor de ângulo de rotação correspondente.
Um acionamento elétrico, a chamada unidade de feedback de torque, reproduz a sensação natural de direção e o feedback da estrada. O sistema da ZF ajusta a relação de direção individualmente, de modo que a relação entre o ângulo do volante e o ângulo da roda seja otimamente adaptada em diferentes velocidades ou situações de direção.
O sistema permite o desenvolvimento de volantes mais compactos, eliminando a necessidade de trocar a pegada das mãos durante manobras de estacionamento. A manobrabilidade é aprimorada, pois o ângulo do volante é reduzido em baixas velocidades. Quando combinado com o sistema de direção de roda traseira (AKC) da ZF, o conforto de direção em veículos elétricos com entre eixos alongado também aumenta consideravelmente.
O sistema possibilita ajustar a sensação de direção, desde uma experiência esportiva e direta até uma condução mais confortável e relaxada. A ausência da coluna de direção também contribui para aumentar a segurança do motorista em caso de acidentes.
A tecnologia steer-by-wire da ZF representa um desenvolvimento adicional da direção hidráulica elétrica, sendo ideal para veículos elétricos e autônomos. E falando em inovações para veículos elétricos, confira este artigo sobre pesquisadores chineses desenvolvendo tecnologia para restaurar baterias de veículos elétricos.
Divisão Chassis Solutions da ZF
Além da Nio, outra grande montadora global já está utilizando a tecnologia de direção moderna em escala industrial. A ZF também possui pedidos do sistema steer-by-wire na Europa.
Em janeiro de 2024, o grupo tecnológico uniu as divisões de Tecnologia de Segurança Ativa e Tecnologia de Chassis Automotivos em uma única unidade, visando explorar todo o potencial do futuro negócio de chassis e continuar atuando como líder em inovação.
Como resultado direto dessa nova divisão, a ZF anunciou um importante pedido de sistemas de freio brake-by-wire no início do ano. Aproximadamente cinco milhões de veículos de um fabricante global líder serão equipados com a tecnologia de frenagem eletromecânica. Para mais inovações, veja como a BMW testa ‘Coração da Alegria’: Tecnologia inovadora para a nova geração de veículos elétricos.
Com a mais abrangente gama de tecnologias by-wire, que não requerem conexões mecânicas ou fluidos de sistema, a ZF desempenha um papel de liderança no desenvolvimento e industrialização de sistemas de chassis modernos.