A montadora de carros elétricos Zeekr anunciou um novo carregador ultrarrápido com potência de até 1,2 MW, superando o modelo de 1 MW lançado pela BYD no início de março. A apresentação oficial dessa novidade acontecerá no Salão do Automóvel de Xangai, em abril.
Durante o China EV100 Forum, Zhao Yuhui, vice-presidente da Zeekr, revelou que o carregador, que conta com resfriamento líquido, será disponibilizado ainda no segundo trimestre. Ele ressaltou que essa é atualmente a maior potência de carregamento do mundo.

Nos últimos três anos, a Zeekr tem avançado nessa tecnologia, aumentando gradativamente a potência de seus supercarregadores de 360 kW para 600 kW, depois para 800 kW e agora chegando a esse novo patamar. Atualmente, a Zeekr Power, divisão de energia da empresa, já opera 826 estações de supercarregamento, oferecendo um total de 4.007 superchargers.
Já a BYD, no dia 17 de março, apresentou seu carregador ultrarrápido de 1 MW, um marco na indústria. A empresa destacou que esse carregador consegue fornecer 2 km de autonomia a um carro elétrico em apenas 1 segundo, ou até 400 km em 5 minutos.
A título de comparação, a potência de carregamento do supercharger da Zeekr é mais do que o dobro da potência de pico do mais recente supercharger V4 da Tesla, de 500 kW. A BYD planeja construir mais de 4.000 instalações que suportem 1.000 kW de potência de carregamento. Recentemente, a BYD registrou o SUV Bao 3 com plataforma de drone no INPI.
Li Yunfei, gerente geral da BYD responsável pelo branding e relações públicas, declarou em 26 de março que os 4.000 postos de carregamento rápido de 1 MW da empresa estão sendo instalados, com o primeiro lote de cerca de 500 unidades previsto para estar disponível no início de abril, quando o sedan Han L e o SUV Tang L chegarem ao mercado. Outra novidade da marca é o BYD Shark 6 que chega ao mercado tailandês com preço competitivo.