A Zeekr está prestes a lançar oficialmente o 007 GT, seu novo carro elétrico, no dia 15 de abril. O modelo deve ser vendido também na Europa, onde adotará o nome Zeekr 7 GT. Com visual moderno e tecnologias avançadas, ele promete ser um dos principais lançamentos da marca chinesa.
Esse é o sexto modelo da Zeekr e se destaca não só pelo design, assinado por Stefan Sielaff (ex-Bentley), mas também pela inovação. O 007 GT traz uma frente com tela interativa chamada Zeekr Stargate, que pode exibir textos e imagens. Entre os opcionais, estão engate de reboque e suspensão a ar, além do sistema de condução semiautônoma Zeekr Pilot, com sensores LiDAR.

O novo elétrico é baseado na plataforma modular PMA2+, derivada da SEA (Sustainable Experience Architecture), usada em outros modelos do grupo Geely. Com 4,86 m de comprimento, 1,90 m de largura e 2,92 m de entre-eixos, ele promete espaço interno generoso e um desempenho empolgante.
São duas versões disponíveis: uma com tração traseira (RWD), motor de 416 cv e bateria LFP de 75 kWh, e outra com tração integral (AWD), que soma dois motores e chega a 637 cv, equipada com bateria NMC de 100 kWh. A autonomia varia entre 585 e 825 km, de acordo com o padrão chinês CLTC.
A produção do Zeekr 007 GT já começou na fábrica da marca em Hangzhou, na China. A planta é considerada uma das mais tecnológicas do setor, com forte presença de inteligência artificial e automação. Desde que entrou em operação com o Zeekr 001, ela se destaca pela eficiência e qualidade.
Com redes 5G, visão computacional, aprendizado de máquina e uso intenso de robôs, a fábrica conseguiu reduzir os custos com mão de obra em 80% e diminuir a taxa de defeitos em 30%. Além disso, o uso de modelos de linguagem visual (VLM) aumentou em 40% o valor de produção por trabalhador, mantendo um índice de aprovação de 99,99% nos testes de qualidade. Outros modelos, como o sedã elétrico Nio ET9, também estão investindo em baterias de alta performance.