A montadora chinesa Zeekr, pertencente ao grupo Geely, lançou seu programa de condução inteligente, o G-Pilot, que será integrado aos modelos existentes por meio de atualizações remotas (OTA) nos próximos meses.
O anúncio surge logo após a BYD, outra grande fabricante de veículos elétricos chinesa, apresentar seu novo sistema de assistência ao condutor ‘God’s Eye’. Para mais informações sobre outras montadoras chinesas, confira este artigo sobre a Xiaomi e suas ambições no mercado de veículos elétricos, disponível em “Fipe Carros“.
O sistema G-Pilot inclui o Sistema Automatizado de Evasão Geral (G-AES) e funcionalidades de condução inteligente Veículo-para-Estacionamento (V2P). O G-AES utiliza um modelo de treinamento de inteligência artificial que permite manobras evasivas contínuas para obstáculos inesperados em velocidades de até 130 km/h.
Enquanto isso, o sistema V2P permite que os veículos elétricos da Zeekr procurem automaticamente vagas de estacionamento e estacionem de forma autônoma. O novo Zeekr 9X Grand, SUV de luxo da marca, elevará essas capacidades a um novo patamar.
O G-Pilot virá de fábrica no 9X Grand, com capacidade de direção autônoma de Nível 3, impulsionada por chips Nvidia Drive AGX Thor. A Zeekr afirma que o G-Pilot evoluirá e melhorará ao longo da vida útil de seus veículos elétricos, semelhante aos sistemas de assistência ao condutor da Tesla. O sistema de Nível 3 permitirá que o carro dirija sozinho de um destino a outro, sem intervenção do condutor. Empresas como a Magna e Nvidia também estão unindo forças para impulsionar tecnologias automotivas. Leia mais sobre isso em **Fipe Carros**.
Zeekr 9X Grand
O 9X Grand será um SUV grande, comparável em tamanho ao Range Rover e Rolls-Royce Cullinan. Além de ser o maior e mais luxuoso modelo da marca, será o primeiro a utilizar um sistema de propulsão híbrido plug-in (PHEV). Os detalhes sobre este sistema de propulsão ainda são escassos, mas provavelmente incluirá um motor a gasolina e pelo menos dois motores elétricos, possivelmente similar ao do Lynk & Co 900.
No Lynk & Co 900 básico, um motor 1.5 litros turboalimentado é combinado com um motor dianteiro de 215 hp e um motor traseiro de 308 hp, resultando em uma potência combinada de 710 hp. Também são oferecidos dois PHEVs de 2.0 litros turboalimentados de quatro cilindros, um oferecendo uma potência combinada de 724 hp e o segundo, ainda mais impressionante, de 845 hp. Para acompanhar as novidades e desafios de outras montadoras, confira a situação da Neta Auto e sua crise financeira, reportada em **Fipe Carros**.