Notícias
Tendência

Zeekr 007 GT é testado na China junto a veículos da Porsche e Audi

Zhu Ling, vice-presidente da Zeekr, compartilhou imagens do 007 GT Wagon em testes de rodagem, lado a lado com concorrentes como o Porsche Taycan e o Audi RS

A Zeekr, montadora chinesa de veículos elétricos, sinaliza sua ambição no mercado global com o lançamento da versão wagon do seu modelo 007 GT. Zhu Ling, vice-presidente da Zeekr, compartilhou imagens do veículo em testes de rodagem, lado a lado com concorrentes de peso como o Porsche Taycan Cross Turismo e o Audi RS e-Tron GT wagon. As fotos, divulgadas na rede social Weibo, sugerem que a Zeekr busca equiparar o desempenho e design do 007 GT Wagon aos dos seus rivais europeus.

Espera-se que o Zeekr 007 GT Wagon mantenha dimensões similares à versão sedan, com 4865 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1450 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2928 mm.

Zeekr 007 GT é testado na China junto a veículos da Porsche e Audi
Foto: CarnewsChina

A principal diferença estética fica por conta da linha do teto, que adota uma inclinação mais suave a partir da coluna B, otimizando o espaço de carga traseiro e o conforto dos passageiros na segunda fileira. A adição de barras de teto e um design da coluna D que se integra perfeitamente à janela traseira complementam o visual da wagon.

Motorização e desempenho do Zeekr 007 GT

A motorização do 007 GT Wagon deve seguir as opções já disponíveis no sedan Zeekr 007. A versão de motor único e tração traseira entrega 310 kW (416 cv), com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Já a variante com dois motores e tração integral combina um motor dianteiro de 165 kW (221 cv) com um traseiro de 310 kW (416 cv), resultando em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,84 segundos.

A arquitetura de 800V permite carregamento rápido de até 500 kW, e a bateria “Golden Brick” da Geely promete adicionar mais de 500 km de autonomia em apenas 15 minutos de carga. As opções de bateria incluem pacotes de 75 kWh e 100 kWh, com autonomias de até 650 km e 825 km, respectivamente, de acordo com o ciclo de testes chinês CLTC.

Tecnologia e interior

O interior do Zeekr 007 se destaca por sua tecnologia embarcada, incluindo uma tela OLED central de 15 polegadas, um head-up display (AR-HUD) de 35,5 polegadas e um painel de instrumentos LCD. Outros destaques são o sistema de som premium com 21 alto-falantes, um sistema de fragrâncias com inteligência artificial e um teto panorâmico.

A atualização de 2025 introduziu o sistema de condução inteligente Haohan 2.0, que integra mais de 30 sensores, incluindo Lidar e tecnologia de fusão visual. O sistema é alimentado por dois chips Nvidia Orin X, com uma capacidade de processamento combinada de 508 TOPS, oferecendo recursos avançados de assistência ao motorista e uma futura função de condução autônoma porta a porta.

Zeekr 007 GT é testado na China junto a veículos da Porsche e Audi
Foto: CarnewsChina

Lançamento e preços

O lançamento do 007 GT Wagon na China está previsto para o segundo trimestre de 2024, com expectativa de apresentação no Salão do Automóvel de Xangai em abril. Na Europa, o modelo será comercializado como Zeekr 7 GT, seguindo a estratégia global de nomenclatura da marca.

A Zeekr já opera em países como Holanda, Noruega e Suécia. Embora o segmento de wagons tenha perdido popularidade na Europa, ele ainda mantém uma presença mais significativa em comparação com a China, onde permanece um nicho de mercado.

Na China, o preço do Zeekr 007 sedan varia entre 209.900 yuan (aproximadamente R$ 150.000) e 299.900 yuan (cerca de R$ 215.000), e espera-se que o 007 GT Wagon tenha um preço ligeiramente superior.

Os preços para o mercado europeu ainda não foram divulgados, mas estima-se que comecem em pouco mais de 50.000 euros (aproximadamente R$ 270.000). Em 2024, a Zeekr registrou vendas globais de 222.123 unidades, um aumento de 87% em relação às 118.585 unidades vendidas em 2023.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.