A Yangwang, marca de luxo da BYD, alcançou um marco significativo com seu supercarro elétrico U9. Em apenas cinco meses, a empresa entregou 100 unidades do modelo no mercado chinês. O veículo, com preço de 1.680.000 yuan (aproximadamente 229.700 dólares), destaca-se por sua alta performance e tecnologia avançada.
Lançado em fevereiro de 2024, o Yangwang U9 possui uma potência máxima de 960 kW (1.287 hp) e uma autonomia de até 450 km, segundo o ciclo chinês CLTC. Um dos principais diferenciais do carro é o sistema de suspensão e hidráulico Disus X, que permite ao veículo realizar manobras como saltos e movimentos de dança.
As entregas do U9 começaram em setembro de 2024, com 16 unidades vendidas naquele mês, seguidas por 17 em outubro, 24 em novembro e 24 em dezembro. Até o final do ano, a marca já havia contabilizado 81 unidades emplacadas.
Em 21 de janeiro de 2025, a Yangwang anunciou a entrega do 100º U9, consolidando o modelo como o primeiro supercarro chinês a atingir esse volume de vendas. Isso significa que 19 unidades foram comercializadas somente em janeiro.
O volume de vendas do Yangwang U9 é notável, considerando seu preço elevado. Para comparação, o Hyptec SSR da GAC, outro esportivo do mercado chinês, vendeu apenas 19 unidades em 2024, com preço inicial de 1.286.000 yuan (cerca de 175.800 dólares).
A alta procura pelo U9 na China se deve, em parte, a uma intensa campanha de marketing da BYD. Em novembro de 2024, o carro completou uma volta no circuito de Nürburgring Nordschleife em 7 minutos e 17,900 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 391,94 km/h. Em janeiro de 2025, a BYD divulgou um vídeo do U9 saltando sobre obstáculos enquanto operava de forma autônoma.
O sistema Disus X, que permite ao U9 rodar sobre três rodas, saltar e realizar manobras coreografadas, também contribuiu para a popularidade do carro. No entanto, o uso dessas funções em vias públicas tem gerado multas para os proprietários.
O Yangwang U9 é um esportivo de duas portas com dimensões de 4966/2029/1295 mm e peso de 2.475 kg. Ele é equipado com quatro motores elétricos que entregam 960 kW (1.287 hp) e 1.680 Nm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos.
O veículo possui uma bateria de 80 kWh, proporcionando uma autonomia de 465 km (ciclo CLTC) e suporte a carregamento rápido de 800V, que possibilita recarregar de 30% a 80% em apenas 10 minutos. O supercarro também oferece carregamento duplo, permitindo o uso simultâneo de duas conexões de carregamento.