A gigante chinesa de veículos de duas rodas, Yadea, apresentou seus primeiros scooters elétricos equipados com baterias de íon-sódio, marcando um avanço significativo na tecnologia de armazenamento de energia para veículos leves. Os novos modelos, que já estão em pré-venda, destacam-se pela capacidade de recarga de 80% em apenas 15 minutos e pelo suporte a cargas de 1,5 a 3C.
Durante a conferência da Yadea sobre veículos elétricos movidos a sódio, realizada em Hangzhou, a empresa iniciou a pré-venda de quatro modelos com preços variando de 3.299 a 4.299 yuan (aproximadamente 450 a 590 dólares). Os modelos são:
- Yadea Q1: 3.299 yuan (450 USD)
- Yadea DE3: 3.499 yuan (480 USD)
- Yadea G30 Lite: 3.699 yuan (500 USD)
- Guanneng Q50: 4.299 yuan (590 USD)
Todos os modelos vêm equipados com o sistema de controle de tração inteligente TCS.
Os veículos utilizam a bateria de sódio Yuji, que emprega material de carbono duro no eletrodo negativo. Segundo a Yadea, as células da bateria possuem uma densidade energética superior a 145 Wh/kg e podem ser carregadas e descarregadas 1.500 vezes em temperaturas normais, com uma vida útil estimada de até cinco anos em uso regular. Um diferencial importante é a capacidade de retenção de mais de 92% da capacidade da bateria quando descarregada a -20°C, um desempenho notável em baixas temperaturas.
A Yadea também lançou o “Ecossistema de Supercarregamento Huayu JiNo”, nome de sua subsidiária dedicada ao desenvolvimento de baterias de íon-sódio. A empresa anunciou a ampla distribuição de super carregadores em áreas estratégicas, integrados a uma plataforma inteligente chamada JiNa. Esta plataforma monitora o status das estações de recarga e é capaz de identificar e isolar baterias com problemas, garantindo maior segurança e eficiência no processo de carregamento.
Em dezembro, a Yadea anunciou a marca de 100 milhões de unidades vendidas de veículos de duas rodas, consolidando sua posição como líder no mercado chinês. A empresa foi fundada em 2001, com sede em Wuxi, província de Jiangsu.
As baterias de íon-sódio, em comparação com as de lítio, apresentam vantagens como maior segurança, melhor desempenho em temperaturas frias, custo de produção mais baixo e maior sustentabilidade. No entanto, possuem taxa de carga mais lenta, menor voltagem e densidade energética, o que as torna mais adequadas para veículos de duas rodas, carros urbanos compactos e armazenamento estacionário de energia.
Outras empresas também estão investindo na produção de baterias de sódio na China. A BYD, por exemplo, iniciou a construção de uma fábrica com capacidade de 30 GWh em Xuzhou, com investimento total de 10 bilhões de yuan (1,4 bilhão de dólares). Já a CATL planeja lançar sua segunda geração de baterias de íon-sódio em 2025, demonstrando o crescente interesse do setor nessa tecnologia promissora.