Xpeng revela robô humanoide e carro voador de seis lugares

A marca chinesa também revelou o carro voador A868, que leva seis pessoas, alcança mais de 360 km/h e tem autonomia de 500 km por carga
Xpeng revela robô humanoide e carro voador de seis lugares
Crédito da imagem: Xpeng

Resumo da Notícia

A chinesa Xpeng revelou durante o AI Day 2025, em Guangzhou, um ambicioso plano que vai muito além dos carros elétricos tradicionais. A empresa pretende transformar a mobilidade urbana com robotáxis de nível 4, veículos voadores e robôs humanoides, apostando na convergência entre inteligência artificial, automação e transporte inteligente.

O CEO He Xiaopeng anunciou que três modelos de robotáxis serão lançados em 2026, marcando o início das operações de teste do serviço. Cada veículo contará com quatro chips de IA Turing, desenvolvidos internamente, que somam 3.000 TOPS de capacidade de processamento, tornando-os capazes de tomar decisões autônomas em tempo real.

Xpeng revela robô humanoide e carro voador de seis lugares
Crédito da imagem: CarNewsChina

Esses carros utilizarão a segunda geração do sistema VLA (Visão-Linguagem-Ação), que permite interpretar gestos humanos, semáforos e padrões de tráfego de qualquer região do mundo. O sistema opera na Alibaba Cloud, equipada atualmente com 30 mil GPUs — número que deve triplicar até o próximo ano.

Um dos diferenciais do VLA 2.0 é dispensar o uso de mapas de alta definição, reduzindo custos e acelerando a produção em massa. Isso significa que os robotáxis poderão circular fora de áreas restritas, expandindo as operações para diferentes cidades e até fronteiras internacionais.

O ecossistema da Xpeng é reforçado pela parceria com a Volkswagen, que utilizará os chips Turing e o modelo VLA 2.0 em seus veículos. Já o Gaode Map, principal app de navegação da China, será o primeiro parceiro global da plataforma de robotáxis. A empresa também abrirá seu SDK para desenvolvedores criarem novas soluções dentro desse ambiente autônomo.

Durante o evento, a Xpeng apresentou ainda o carro voador modular A868, capaz de transportar seis pessoas, voar a mais de 360 km/h e percorrer até 500 km por carga. O modelo usa decolagem vertical e estreia sob a marca Xpeng Aridge, que planeja iniciar a produção em massa em 2026.

Xpeng revela robô humanoide e carro voador de seis lugares
Crédito da imagem: Xpeng

Na robótica, o destaque foi o Iron, um robô humanoide com 22 articulações e movimentos naturais, alimentado por três chips Turing e o sistema VLA 2.0. Com 2.250 TOPS de processamento, ele poderá conversar, se locomover e executar tarefas complexas. A produção em larga escala está prevista para o fim de 2026.

Com sede em Guangzhou, a Xpeng inaugurará ainda este ano sua nova fábrica de manufatura inteligente, símbolo de uma visão mais ampla: unir carros autônomos, robôs e mobilidade aérea em uma mesma plataforma global de tecnologia e IA.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.