Notícias

Xpeng inicia produção em massa do chip Turing, desafiando a dependência da Nvidia

Com previsão de lançamento ainda em 2025, a Xpeng Motors deve começar a produzir em massa seu próprio chip de direção autônoma com inteligência artificial

A Xpeng Motors deve começar a produzir em massa, ainda no segundo trimestre deste ano, seu próprio chip de direção autônoma com inteligência artificial, chamado Turing. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, He Xiaopeng, que destacou o avanço como um marco para reduzir a dependência de chips de terceiros, como os da Nvidia.

O novo chip será usado primeiro em um carro inédito da marca e traz recursos avançados para melhorar os sistemas de assistência ao motorista (ADAS). Entre os destaques estão duas unidades de processamento neural próprias, uma arquitetura otimizada para redes neurais e até 700 TOPS de poder computacional, se aproximando do desempenho do chip Thor da Nvidia.

Xpeng inicia produção em massa do chip Turing, desafiando a dependência da Nvidia
Crédito da imagem: Xpeng

O desenvolvimento do Turing começou em 2020 e teve um momento-chave em agosto do ano passado, quando o projeto alcançou com sucesso o “tape-out” — etapa final antes da fabricação. Segundo a Xpeng, o chip é capaz de rodar modelos gigantes de IA com até 30 bilhões de parâmetros, o que o coloca muito à frente de soluções atuais como o modelo VLM da Li Auto, que tem cerca de 2,2 bilhões.

Além do desempenho, o Turing também traz componentes para aumentar a segurança e a percepção do carro em situações difíceis, como condução noturna ou em dias chuvosos. Ele conta com uma “ilha de segurança” independente e dois processadores de imagem dedicados, o que deve melhorar a tomada de decisão do veículo em tempo real.

Nos bastidores, comenta-se que a Nvidia enfrenta problemas no lançamento do chip Thor, prometido com até 2000 TOPS, mas que estaria sendo entregue com apenas 750 TOPS e enfrentando dificuldades técnicas. Isso afetaria várias montadoras, como BYD, Zeekr e Li Auto — o que torna o avanço da Xpeng ainda mais estratégico.

Xpeng inicia produção em massa do chip Turing, desafiando a dependência da Nvidia
Crédito da imagem: Xpeng

A empresa também está apostando alto em software. Está desenvolvendo um modelo de IA chamado World Foundational Model, com impressionantes 72 milhões de parâmetros, voltado para raciocínio e controle complexo de direção. O treinamento é feito na nuvem, e versões menores e otimizadas do modelo serão implantadas no chip Turing.

Os primeiros testes foram bem-sucedidos, e a Xpeng já planeja lançar comercialmente a condução autônoma nível 3 (L3) ainda este ano, com testes em nível 4 (L4) a partir de 2026. A visão vai além dos carros: o chip Turing também deve equipar futuros robôs e veículos aéreos da marca, consolidando a aposta da empresa em IA própria. A Xpeng firma acordo de distribuição para entrar no mercado do Bahrein, expandindo sua presença global.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.