A Xpeng iniciou o ano com diversas novidades em sua linha, e o SUV elétrico G9 2025 é a mais recente delas. Após apresentar prévias do G7 em janeiro e anunciar o G6 atualizado para a próxima semana, a montadora chinesa revelou as primeiras imagens e detalhes do seu modelo topo de linha. Para saber mais sobre os avanços da Xpeng, confira a expansão da Xpeng para Polônia, Suíça, República Tcheca e Eslováquia.
He Xiaopeng, presidente da Xpeng, destacou que o G9 2025 recebeu 66 aprimoramentos, incluindo o sistema de condução inteligente Turing AI de última geração. O preço ainda não foi divulgado, mas, para referência, o Xpeng G9 2024 tem preço inicial de 263.900 yuan (aproximadamente US$ 36.400).

Confira o design e dimensões do Xpeng G9 2025
O Xpeng G9 2025 mantém o design do modelo atual, com a linguagem visual X Robot Face 3.0. Suas dimensões são 4891 mm de comprimento, 1937 mm de largura e 1680 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2998 mm.
As novidades incluem portas com sucção elétrica, porta traseira automática e rodas de 20 polegadas com cinco raios. Uma versão “Black Warrior”, com pintura preta e detalhes escurecidos, também estará disponível.
A nova geração do sistema de condução inteligente Turing AI dispensa o uso de LiDAR, utilizando 26 sensores: 11 câmeras, três radares de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos. A Xpeng afirma que a distância de percepção visual aumentou 125% em relação à geração anterior, com um aumento de 40% na velocidade de reconhecimento.

O sistema é capaz de identificar obstáculos dinâmicos e estáticos com precisão. Falando em tecnologia, a Tesla FSD enfrenta rivais chineses em testes de direção autônoma, mostrando a competitividade do mercado.
Conheça a motorização e bateria
O G9 2025 será oferecido em versões RWD (tração traseira) e AWD (tração integral), ambas com um conjunto motriz atualizado, incluindo um sistema de bateria 5C AI, plataforma SiC de alta voltagem de 800V e tecnologia de super carregamento S5 com resfriamento líquido. A potência máxima da versão RWD aumentou para 258 kW (346 cv), com torque máximo de 465 Nm. A versão AWD adiciona um motor elétrico dianteiro de 165 kW (221 cv), resultando em uma potência combinada de 423 kW (567 cv) e torque máximo de 695 Nm.
As capacidades da bateria são de 79 kWh e 93,1 kWh, proporcionando autonomias de 625 km, 680 km e 725 km no ciclo CLTC. Para efeito de comparação, o Xpeng G9 2024 oferece autonomias de 570 km, 650 km e 702 km (CLTC). Modelos como o BMW iX 2026 impressiona com até 586 km de autonomia, demonstrando a busca por maior alcance.
O veículo está equipado com suspensão dianteira de braço duplo e suspensão traseira de cinco elos, oferecendo nove modos de condução.

Detalhes do Interior
O interior estará disponível nas cores Morning Glory Brown, Elegant Gray e Moon Shadow Coffee. O painel mantém o design de três telas: um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e duas telas de 14,96 polegadas, alimentadas por um chip Qualcomm Snapdragon 8295P.
O carro contará com conectividade 5G, integração entre telas, projeção de aplicativos entre dispositivos e atualizações OTA (Over-the-Air). A segunda geração do GAC Aion V de segunda geração impressiona com design e tecnologia avançada, mostrando que a inovação é constante.
He Xiaopeng expressou otimismo em relação ao G9 2025: “O novo Xpeng G9 aprimora 66 experiências de recursos e visa que bons produtos sejam vistos. Como o modelo carro-chefe que carrega nossa mais recente tecnologia inteligente e a mais forte arquitetura elétrica e eletrônica veicular, ele infunde elegância e paixão na condução inteligente, manuseio definitivo e recursos de conforto”, afirmou.