Xpeng G7 será o primeiro SUV a integrar o chip Turing de Inteligência Artificial

O presidente e CEO da Xpeng, He Xiaopeng, declarou que o G7 será o primeiro carro com IA a atingir poder de computação de nível 3 (L3)
Xpeng G7 será o primeiro SUV a integrar o chip Turing de Inteligência Artificial
Crédito da imagem: Xpeng

A Xpeng está prestes a lançar o SUV G7, que será o primeiro modelo da marca equipado com o chip Turing de inteligência artificial, desenvolvido internamente. A novidade foi divulgada pela própria fabricante em sua conta oficial no Weibo, e o lançamento do veículo está marcado para amanhã.

O chip Turing promete elevar o nível de desempenho em direção autônoma e sistemas inteligentes de cabine. Segundo o CEO da Xpeng, He Xiaopeng, o G7 será o primeiro carro com inteligência artificial a alcançar capacidade de computação de nível 3 (L3), oferecendo uma experiência mais avançada ao motorista.

Xpeng G7 será o primeiro SUV a integrar o chip Turing de Inteligência Artificial
Crédito da imagem: Xpeng

Além disso, Xiaopeng destacou que o novo SUV reúne tecnologias de ponta, combinando direção inteligente, conforto e eficiência elétrica. A ideia é proporcionar aos usuários mais espaço interno e uma experiência premium.

O chip Turing foi concluído no dia 23 de agosto de 2024 e anunciado oficialmente poucos dias depois, durante o lançamento do sedã elétrico Mona M03. O processo, conhecido como “tape-out”, marca a finalização do design e permite iniciar a produção após testes bem-sucedidos.

Com desempenho equivalente a três chips Nvidia Orin X, o Turing alcança cerca de 700 TOPS de capacidade computacional, número comparável ao chip Thor, o mais recente da Nvidia, segundo a imprensa chinesa.

Atualmente, os carros da Xpeng ainda utilizam os chips Nvidia Orin X para direção autônoma, mas a expectativa é que o Turing substitua essa tecnologia nos próximos lançamentos da marca, incluindo veículos elétricos, robôs e até carros voadores.

Com esse avanço, a Xpeng se torna a segunda startup chinesa a desenvolver e fabricar seus próprios chips de direção inteligente, seguindo os passos da Nio, que já usa seus chips Shenji NX9031 em produção.

O modelo ET9 da Nio, por exemplo, já conta com dois chips Shenji NX9031 e começou a ser entregue aos clientes no fim de março. Isso mostra que as montadoras chinesas estão acelerando o desenvolvimento de soluções próprias para reduzir a dependência de fornecedores externos.

Modelos como o ES6, EC6, ET5 e ET5T também já adotaram o chip Shenji da Nio, substituindo quatro chips Nvidia Orin X por apenas um de fabricação própria, reforçando a tendência de autonomia tecnológica no setor automotivo chinês.

Outras fabricantes chinesas também estão buscando inovações, como a BYD projeta crescimento internacional exponencial para 2025 e a Leapmotor abre pré-venda do novo SUV C16 na China. A guerra de preços e críticas abertas revelam divisões na indústria chinesa de veículos elétricos, mostrando a competitividade do setor.

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