A Xpeng Aeroht, divisão da Xpeng focada em carros voadores, vai produzir em massa seu modelo modular com o apoio da fabricante chinesa de motores Harbin Dongan Auto Engine. As empresas firmaram um acordo estratégico para desenvolver sistemas híbridos voltados à aviação, com foco em leveza, baixo custo e eficiência energética.
Essa não é a primeira colaboração entre elas: desde julho de 2023, a Dongan fornece extensores de alcance para o “Land Aircraft Carrier”, o veículo principal do carro voador modular, que promete autonomia de mais de 1.000 km e capacidade de recarregar o módulo voador.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O carro modular da Xpeng Aeroht é formado por duas partes: um veículo terrestre e um corpo voador eVTOL (decolagem e pouso vertical elétrico). Ele foi apresentado oficialmente durante o Tech Day da empresa, em outubro de 2023, como parte do avanço da marca no setor aeroespacial.
Segundo Zhao Deli, fundador e presidente da Xpeng Aeroht, a expectativa é que o modelo comece a ser produzido e entregue ao público em 2026. O preço pode chegar a RMB 2 milhões, o equivalente a cerca de US$ 276 mil.
A produção ocorrerá em Guangzhou, onde a empresa já iniciou, no final de 2024, a construção de uma base com capacidade para fabricar até 10 mil unidades por ano, reforçando o plano de tornar os carros voadores uma realidade comercial.
Além disso, a Xpeng Aeroht estuda abrir o capital da divisão em bolsas como Hong Kong ou nos EUA, o que sinaliza o interesse da marca em expandir globalmente esse novo segmento.
O momento é promissor para a Xpeng como um todo: a montadora registrou crescimento recorde em abril de 2025, com alta de 273% nas entregas, e o menor prejuízo líquido dos últimos cinco anos no primeiro trimestre, além de uma margem bruta histórica.
A empresa também tem se destacado por sua inovação. Recentemente, lançou o Mona M03 Max, um carro com sistema de condução assistida por inteligência artificial, reforçando sua imagem como referência em tecnologia automotiva e agora também aeroespacial.
No início deste mês, a Xpeng Aeroht anunciou que seu pedido de Certificado de Produção para o corpo voador de seu carro voador modular foi aceito pela Administração de Aviação Civil da China. Este marco sinaliza o início da análise do sistema de produção em massa de produtos de carros voadores da Xpeng Aeroht pelas autoridades de aviação.