A Xiaomi acaba de lançar seu segundo carro, o SUV elétrico YU7, mirando diretamente no Tesla Model Y. Durante a apresentação, o CEO Lei Jun deixou claro que o objetivo é bater de frente com a Tesla, destacando as vantagens do novo modelo da marca chinesa.
Um dos principais pontos ressaltados foi o carregamento ultrarrápido. Graças à plataforma de 800V, o YU7 pode recuperar até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos na tomada. Já o Model Y, com sua plataforma de 400V, precisa de 27 minutos para carregar de 10% a 80%.
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O YU7 chega em três versões: Standard, Pro e Max, com motorizações que variam de 235 kW a 508 kW. O modelo Standard tem tração traseira e 835 km de alcance, contra 593 km do Model Y equivalente. Já os modelos Pro e Max têm tração integral e mantêm vantagem em alcance, potência e velocidade máxima frente ao Model Y Long Range.
Em dimensões, o SUV da Xiaomi também é maior: mede 4,99 metros de comprimento, superando o Tesla em 202 mm. Também carrega mais tecnologia, como o chip Nvidia AGX Thor, e oferece um porta-malas dianteiro maior, de 141 litros. Porém, é mais pesado — até 430 kg a mais, dependendo da versão.
A Tesla, por outro lado, enfrenta um momento mais desafiador na China. Apesar de ter vendido mais de 480 mil unidades do Model Y em 2024, as vendas caíram 19,6% nos primeiros quatro meses de 2025. A atualização recente do SUV decepcionou muitos consumidores, principalmente por não trazer carregamento mais rápido.
Essa desaceleração da Tesla contrasta com o crescimento da Xiaomi no setor automotivo. A empresa já entregou mais de 258 mil unidades do seu primeiro carro, o sedã SU7, lançado em abril do ano passado. Com o YU7, a marca pretende repetir o sucesso, agora em um segmento onde os SUVs têm grande apelo — hoje, cada SUV vendido equivale a três sedãs na China.
Entre os concorrentes chineses que também pressionam o Model Y estão modelos como Xpeng G6, Zeekr 7X, Deepal S7 e Onvo L60. E ainda há espaço para mais novidades, como o Chery iCar V23, que deve estrear em breve com visual retrô.
A expectativa é que a Tesla tente reagir no segundo semestre de 2025, mas 2026 promete ser ainda mais competitivo. Isso porque a Xiaomi deve alcançar sua capacidade máxima de produção e novos SUVs elétricos chineses estarão chegando ao mercado.
Com preços competitivos, mais alcance, carregamento rápido e tecnologia de ponta, o YU7 pode se tornar uma dor de cabeça real para a Tesla na China — e talvez em breve, fora dela também. Recentemente, a Xiaomi apresentou o YU7, seu novo SUV elétrico, após o sucesso do SU7.