A Xiaomi começou a entregar o YU7, seu novo crossover elétrico, no dia 6 de julho na China. A cerimônia simbólica contou com a presença do CEO e fundador da marca, Lei Jun, que fez questão de cumprimentar pessoalmente alguns dos primeiros compradores.
O modelo virou sucesso instantâneo, somando cerca de 300 mil reservas nas primeiras 72 horas após o início das vendas, no dia 26 de junho. Com isso, o prazo de espera para novos clientes pode variar entre 45 e 62 semanas, segundo a empresa.
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Para garantir o carro, os primeiros compradores precisaram pagar um sinal de 20 mil yuan (cerca de US$ 2.790). De acordo com a Xiaomi Auto, esses clientes se dividem entre fãs de alta performance e famílias que buscam um carro prático para o dia a dia.
Durante o evento, Lei Jun agradeceu aos consumidores e posou para fotos. Os novos donos elogiaram o visual moderno do YU7, o bom desempenho e os recursos de segurança, que tornam o carro atrativo para quem tem filhos. O BYD Seal 06 DM-i também é um concorrente de peso no mercado.
O crossover é produzido na planta F1 da Xiaomi, em Pequim, onde também são fabricados os modelos SU7 e SU7 Ultra. Já a fábrica F2, que será dedicada exclusivamente ao YU7, ainda não iniciou suas operações.
Com 4,99 metros de comprimento e entre-eixos de 3 metros, o YU7 tem interior espaçoso para cinco pessoas. O painel traz uma tela de 16,1 polegadas, carregadores sem fio de 80 W e um display de 1,1 metro na base do para-brisa. Outras montadoras, como a Polestar, também investem em tecnologias avançadas.
Na motorização, o modelo de entrada conta com tração traseira, motor de 315 cv e autonomia de até 830 km. Já a versão Pro tem tração integral, 489 cv e 770 km de alcance com bateria de 96,2 kWh. A inovação tecnológica é uma constante, assim como em modelos como o Lynk & Co 10 EM-P.
Por fim, o YU7 Max traz desempenho de esportivo: são 681 cv, torque de 866 Nm, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,23 segundos e autonomia de 760 km, graças à bateria NMC de 101,7 kWh. A China aperfeiçoa as regras para exportação de veículos usados, mostrando a crescente importância do mercado automotivo chinês.