A alta demanda pelo Xiaomi SU7 Ultra, sedã elétrico de alto desempenho da gigante chinesa, tem gerado um mercado de revenda com preços inflacionados e longos prazos de espera para os compradores.
Apenas uma semana após o lançamento oficial do veículo, já é possível encontrar anúncios no mercado de segunda mão da Autohome, com concessionárias em cidades como Wuhan, Shenzhen e Guangzhou oferecendo o SU7 Ultra por valores que variam de 548.900 a 648.800 yuan (equivalente a US$ 75.700 a US$ 89.500). Esses preços representam um ágio considerável em relação ao preço de varejo oficial de 529.900 yuan (US$ 73.100).

Especialistas do setor automotivo acreditam que muitos desses anúncios são de *scalpers*, aproveitando a alta procura pelo veículo para obter lucro rápido. A situação expõe um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, impulsionado pelo sucesso do lançamento do SU7 Ultra em 27 de fevereiro.
O modelo alcançou a marca de 10.000 unidades vendidas em apenas duas horas e ultrapassou 19.000 até o dia 3 de março. Durante a pré-venda, o preço inicial era de 814.900 yuan (US$ 112.380), mas o valor final da versão standard foi reduzido para 529.900 yuan (US$ 73.100) – uma redução de 285.000 yuan (US$ 39.300).
Essa estratégia de preços agressiva, aliada ao desempenho que rivaliza com o da Porsche, tecnologia comparável à da Tesla e luxo equiparável ao da BMW e Audi, impulsionou o SU7 Ultra como um destaque no mercado. Para entender melhor a dinâmica do mercado chinês, veja como a Geely desbanca BYD e domina o mercado automotivo chinês em janeiro de 2025.
Grande parte dos SU7 Ultra anunciados como “seminovos” são, na verdade, veículos novos, com quase metade ainda não registrada. Alguns anúncios mostram uma quilometragem mínima (10-20 quilômetros), sugerindo que os proprietários estão revendendo os carros logo após a compra.
Embora esses veículos quase novos ofereçam um atalho para compradores ansiosos, os *scalpers* estão sendo criticados por explorarem a demanda e aumentarem os preços. O SU7 Ultra é um sedã elétrico de alto desempenho com potência máxima de 1.138 kW (1.548 cavalos), aceleração de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos e velocidade máxima de 350 km/h. Essa combinação de desempenho, tecnologia e luxo o tornou um produto muito procurado e um alvo para os *scalpers*.

Lei Jun, fundador, presidente e CEO da Xiaomi, afirmou que as vendas cumulativas do Xiaomi SU7 ultrapassaram 320.000 unidades nos 11 meses em que esteve no mercado. A Xiaomi já entregou 180.000 SU7s, e ainda há 140.000 a 150.000 veículos aguardando entrega.
A fábrica da empresa em Pequim, onde está sua sede, tem uma capacidade anual de 150.000 unidades para a primeira fase atualmente em operação. A empresa está atualmente construindo a fase 2 de sua fábrica, que também tem uma capacidade anual planejada de 150.000 unidades.
Além da revenda inflacionada, os compradores do Xiaomi SU7 agora enfrentam tempos de espera ainda maiores do que no lançamento do modelo. Os clientes chineses que comprarem o Xiaomi SU7 agora enfrentarão tempos de espera de entrega que excederam os ciclos de entrega esperados do modelo, de acordo com o monitoramento diário do CnEVPost do aplicativo Xiaomi EV.
Clientes chineses que encomendam a versão standard do Xiaomi SU7 agora teriam que esperar de 35 a 38 semanas para a entrega, significativamente mais do que as cerca de 28 semanas que demorava quando as entregas do modelo começaram.
O SU7 Pro agora tem uma espera de 33 a 36 semanas para entrega, também acima das cerca de 28 semanas em meados de abril do ano passado. O SU7 Max agora tem um tempo de espera de 28 a 31 semanas, quase o mesmo de um ano atrás. Modelos como o GWM Ora 03 chega a linha 2025 com mudanças pontuais, mostrando que a concorrência está se movendo.
À medida que o mercado se ajusta, os compradores precisam decidir se vale a pena pagar um preço mais alto pela disponibilidade imediata ou esperar pelos longos prazos de entrega da Xiaomi. Para aqueles que consideram alternativas, vale a pena notar que Hefei oferece subsídios para carros com sistema de troca de bateria, impulsionando a Nio.