O Xiaomi SU7 Ultra, sedã elétrico de alto desempenho com impressionantes 1.526 cv, sofreu um acidente em um track day na China, poucos dias após as primeiras unidades serem entregues aos compradores.
Lançado em 27 de fevereiro, o SU7 Ultra rapidamente se tornou um sucesso no mercado chinês, impulsionado pelo preço inicial de 529.900 yuan (aproximadamente US$ 72.800). O modelo acumulou mais de 10.000 pedidos em apenas duas horas após o lançamento. As primeiras entregas começaram em março e, dez dias depois, um dos proprietários do SU7 Ultra se envolveu em um acidente na pista.

Detalhes do acidente com o Xiaomi SU7 Ultra
Em 9 de março, um vídeo do acidente com o Xiaomi SU7 Ultra foi divulgado na rede social chinesa Weibo. O vídeo mostra o veículo saindo de uma curva e acelerando na reta, mas o motorista freia tarde demais, resultando em uma colisão contra a barreira de pneus a mais de 120 km/h. O impacto danificou o capô, o para-choque dianteiro, os para-lamas e os faróis do veículo. Os airbags frontais foram acionados, protegendo o condutor.
Após o incidente, a Xiaomi reforçou a recomendação para que os proprietários do SU7 participem de treinamentos de direção oficiais antes de utilizarem o veículo em pistas. A empresa enfatiza a importância de entender as características e o comportamento do carro em condições extremas para garantir a segurança.
Histórico do SU7
Anteriormente, o Xiaomi SU7 (versão padrão) também havia ganhado destaque por incidentes em pistas na China, principalmente devido a problemas com os freios. Oficiais da Xiaomi esclareceram que o SU7 padrão é projetado para uso em vias públicas e não para track days. Inclusive, o Xiaomi SU7 consolida a gigante chinesa como um novo player no mercado de EVs.
O SU7 Ultra, por outro lado, é considerado adequado para pistas, mas a Xiaomi Auto, através de seu fundador e CEO Lei Jun, insiste na importância da segurança e recomenda fortemente a participação em treinamentos formais antes de qualquer experiência em autódromos. A empresa oferece o “Xiaomi Auto Elite Driving Training” para que os proprietários compreendam melhor o veículo. Afinal, o Xiaomi SU7 Ultra desafia gigantes como Porsche e Nissan na China.
Recursos e especificações
O Xiaomi SU7 Ultra vem de fábrica com uma limitação de software que restringe a velocidade máxima a 140 km/h e a potência a 900 cv até que o proprietário complete 300 km rodados. Essa medida visa prevenir acidentes nos primeiros quilômetros de uso.
As dimensões do SU7 Ultra são 5115 mm de comprimento, 1970 mm de largura e 1465 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3000 mm. O aerofólio traseiro possui 1.560 mm de largura e 240 mm de comprimento. Em conjunto com um difusor traseiro ativo, o veículo gera 285 kg de downforce em altas velocidades.
O SU7 Ultra é equipado com três motores elétricos: um motor dianteiro de 288 kW (386 cv) e dois motores traseiros de 425 kW (570 cv) cada. A potência combinada do sistema atinge 1.138 kW (1.526 cv), com um torque máximo de 1.770 Nm. Os motores traseiros podem atingir 27.200 rpm, permitindo que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos e atinja uma velocidade máxima superior a 359 km/h.