A Xiaomi iniciou a produção em massa do seu sedã elétrico de alta performance, o SU7 Ultra, em sua fábrica de Pequim. Flagras da unidade mostram dezenas de veículos prontos para entrega, indicando que a montadora se prepara para lançar o modelo no mercado chinês já em março.
O SU7 Ultra é uma versão mais potente do já conhecido Xiaomi SU7, com pré-venda iniciada em 29 de outubro pelo preço de 814.900 yuan (aproximadamente R$ 656.560). Mesmo com o preço elevado, o modelo recebeu 3.680 pedidos em apenas 10 minutos após a apresentação, demonstrando grande interesse do público. A expectativa é que as entregas comecem no próximo mês.
Detalhes do Xiaomi SU7 Ultra
As unidades flagradas em Pequim destacam algumas características distintivas do SU7 Ultra, como:
- Para-choque dianteiro esportivo com spoiler
- Freios maiores
- Cor amarela exclusiva com faixas brancas e inscrição “Ultra”
- Aerofólio traseiro de grandes dimensões
- Carroceria ligeiramente mais larga
Apesar da Xiaomi não ter confirmado oficialmente o início da produção em massa do SU7 Ultra, a grande quantidade de veículos flagrados sugere que o modelo já está sendo produzido em grande escala. A montadora adotou uma estratégia semelhante com o SU7 padrão, que iniciou a produção em fevereiro do ano passado e começou a ser vendido em 28 de março.
Vale ressaltar que a fábrica de Pequim ainda não consegue atender à demanda pelo SU7 padrão, com um tempo de espera entre 21 e 29 semanas (5 a 7 meses) após o pedido.
Desempenho e tecnologia
Enquanto o Xiaomi SU7 padrão é mais voltado para uso urbano, o SU7 Ultra foi projetado para alto desempenho. Veja os destaques:
- Potência: 1.138 kW (1.526 cv) gerados por três motores elétricos
- Torque máximo: 1.770 Nm
- Aceleração: 0 a 100 km/h em 1,98 segundos
- Freios: Discos de cerâmica de carbono com pinças Akebono de 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira, capazes de suportar temperaturas acima de 1.300°C.
- Bateria: 93,7 kWh (CATL) com sistema de carregamento de 5.2C (aproximadamente 490 kW)
- Carregamento: 10-80% em 11 minutos
- Autonomia: 620 km (ciclo CLTC)
- Aerodinâmica: Aerofólio traseiro que gera 285 kg de downforce
- Dimensões: 5115 mm de comprimento, 1970 mm de largura, 1465 mm de altura e 3000 mm de entre-eixos
- Peso: 2.360 kg, 150 kg mais leve que um BMW M5 G90.
O Xiaomi SU7 Ultra promete ser um concorrente de peso no mercado de sedãs esportivos elétricos, com especificações técnicas impressionantes e design arrojado.
É importante mencionar que o SU7 padrão não foi projetado para uso em pistas, e incidentes com superaquecimento dos freios já foram reportados. Por outro lado, o SU7 Ultra chega para atender a essa demanda por alto desempenho, com freios e mecânica aprimorados.