A Xiaomi, gigante da tecnologia, está elevando a fasquia no mercado automotivo com o lançamento do SU7 Ultra, um veículo elétrico de alta performance que ambiciona rivalizar com marcas consagradas como **Porsche** e **Nissan**. O lançamento coincide com a interrupção de pedidos do Nissan GT-R R35 no Japão, sinalizando uma mudança de paradigma na indústria.
Em um gesto de cortesia, a Dongfeng Nissan parabenizou a Xiaomi pelo lançamento do SU7 Ultra, relembrando o sucesso do GT-R em Nürburgring. Lei Jun, CEO da Xiaomi, agradeceu o reconhecimento e reiterou o compromisso da empresa em desafiar os líderes do segmento de elétricos.

Com um preço inicial de 529.900 yuan (aproximadamente R$ 380.000 em conversão direta), o SU7 Ultra impressiona com seus números. A potência máxima chega a 1.526 cavalos, e a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 1,98 segundos. A alta demanda já se reflete no tempo de espera, que pode chegar a 20 semanas. Para os que optarem pelo capô de fibra de carbono feito à mão, o prazo se estende para 41 semanas.
Conheça detalhes do exterior do Xiaomi SU7 Ultra
O SU7 Ultra se diferencia visualmente por um spoiler dianteiro maior, freios aprimorados e carroceria mais larga. Um emblema de ouro 24 quilates na dianteira adiciona um toque de exclusividade.
As dimensões são generosas: 5.115 mm de comprimento, 1.970 mm de largura e 1.465 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. O aerofólio traseiro, com 1.560 mm de largura e 240 mm de comprimento, trabalha em conjunto com um difusor traseiro ativo para gerar 285 kg de downforce em altas velocidades.
As rodas de 21 polegadas são calçadas com pneus Pirelli P Zero 5, e os freios contam com discos de carbono-cerâmica de 430 mm na dianteira – os maiores já instalados em um carro esportivo. Na traseira, os discos têm 410 mm. As pinças Akebono de 6 pistões na frente e 4 pistões atrás garantem uma frenagem eficiente. A Xiaomi alega que o SU7 Ultra freia de 100 km/h a 0 em 30,8 metros.

Interior
O interior do SU7 Ultra combina luxo e esportividade. A fibra de carbono está presente em 17 locais, cobrindo 3,74 metros quadrados, incluindo os bancos dianteiros, console central, soleiras das portas, volante e teto. Esse uso extensivo do material contribui para uma redução de 12 kg no peso total.
Os bancos esportivos são revestidos em Alcantara, material que também cobre o volante, os painéis das portas e o painel de instrumentos, totalizando 5 metros quadrados. A Alcantara é 50% mais leve que o couro tradicional. Os bancos dianteiros oferecem função de massagem com 10 pontos de atuação.
A central multimídia é composta por uma tela OLED e um head-up display com realidade aumentada. O SU7 Ultra suporta controle e reconhecimento de voz. Outras comodidades incluem dois carregadores sem fio de 50W para smartphones, vidros duplos em todas as portas, 25 alto-falantes (incluindo alto-falantes independentes no banco do motorista) e um cooler/aquecedor de bebidas opcional, por 2.000 yuan (aproximadamente R$ 1.400).

O sistema de condução inteligente conta com três LiDARs, doze câmeras e cinco radares de ondas milimétricas, além do sistema de navegação autônoma (NOA) e o sistema avançado de estacionamento autônomo Xiaomi HAD.
Ao volante
O conjunto de três motores entrega 1.526 cavalos de potência e 1.770 Nm de torque, garantindo que o SU7 Ultra esteja sempre pronto para liberar todo o seu potencial. A aceleração de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos o coloca no território dos hipercarros. No modo de condução padrão, o SU7 Ultra se mostra dócil, com entrega de potência suave e suspensão que absorve as imperfeições da estrada. A suspensão pneumática de dupla câmara ajusta independentemente a rigidez e a altura do solo. A direção é responsiva.
No modo esportivo, o SU7 Ultra se transforma. A resposta do acelerador se torna mais direta, e a suspensão enrijece. O baixo centro de gravidade e o sistema de vetorização de torque garantem estabilidade nas curvas. Os freios de carbono-cerâmica, com discos dianteiros de 430 mm, proporcionam grande poder de frenagem.
O SU7 Ultra oferece um modo drift, que prioriza a tração traseira. O sistema de condução inteligente adiciona conveniência no uso diário e em viagens mais longas. O sistema NOA e o estacionamento com manobrista são eficientes.
O Xiaomi SU7 Ultra combina desempenho, design e tecnologia de ponta em um pacote que pode rivalizar com os líderes do segmento de veículos elétricos de alta performance.
Com um preço de 529.900 yuan (aproximadamente R$ 380.000), o SU7 Ultra oferece um custo-benefício interessante. Até 31 de março, os compradores podem usufruir de pacotes de carbono gratuitos para interior e exterior. Com mais de 3.680 pedidos feitos nos primeiros 10 minutos de pré-venda, o SU7 Ultra já demonstrou sua popularidade.
O Xiaomi SU7 Ultra é uma opção atraente para quem busca um carro capaz de dominar as pistas e, ao mesmo tempo, ser confortável para o uso familiar diário.
A ambição automotiva da Xiaomi evolui, construindo sobre o SU7 com recursos avançados e alto desempenho. Mais de 15.000 pré-encomendas foram feitas em horas, refletindo a crescente confiança do consumidor. Ao desafiar Tesla e **Porsche**, a Xiaomi está provando seu compromisso de longo prazo com o mercado de veículos elétricos.