O sedan elétrico Xiaomi SU7 obteve a classificação máxima de cinco estrelas no rigoroso teste de segurança e colisão C-NCAP (China New Car Assessment Program). Além disso, o SU7 se destacou como o veículo com o melhor desempenho entre todos os avaliados sob o padrão de segurança de 2024.
O teste de colisão C-NCAP demonstrou que até mesmo fabricantes de veículos elétricos emergentes como a Xiaomi são capazes de produzir carros seguros. O SU7, o primeiro modelo da Xiaomi Auto, foi lançado em março de 2024 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas, com 186.112 unidades entregues.

Atualmente, a demanda pelo Xiaomi SU7 continua superando a oferta, resultando em um tempo de espera de até 11 meses para algumas versões. A fábrica da Xiaomi atrai jovens chineses em busca de experiências inovadoras, refletindo o interesse crescente em inovações automotivas.
Xiaomi SU7 no teste C-NCAP
O C-NCAP, organizado pelo China Automotive Technology and Research Center (CATARC), avalia a segurança dos veículos em uma escala de 0 a 100%. Esses percentuais são então convertidos em estrelas para facilitar a compreensão do resultado. O teste abrange a segurança dos ocupantes do veículo, a proteção de usuários vulneráveis da via e a eficácia das funções de assistência de segurança.
A versão avaliada foi o Xiaomi SU7 Max, uma variante com tração nas quatro rodas equipada com o sensor LiDAR AT128 da Hesai e o sistema de assistência ao motorista Xiaomi Pilot Max. O preço de varejo desta versão é de 299.900 yuan (aproximadamente US$ 41.345) na China. Os veículos testados são adquiridos anonimamente em concessionárias aleatórias com fundos da agência.

O Xiaomi SU7 Max alcançou uma pontuação de 93,5% no C-NCAP, garantindo as cinco estrelas. Este é o resultado mais alto entre os carros avaliados sob o padrão de segurança de 2024, superando em 8,7% a média dos demais veículos testados pelo C-NCAP.
O SU7 Max obteve a pontuação mais alta na categoria de Segurança Ativa (95,25%), com desempenho quase perfeito nos testes de Frenagem de Emergência Automatizada (AEB) e eficácia da iluminação.
No quesito de proteção aos ocupantes, o Xiaomi SU7 Max atingiu 94,31%. Além disso, o veículo demonstrou um desempenho notável na proteção de usuários vulneráveis da via (VRU), com uma pontuação de 90,42%, 13,14% acima da média. Este teste avalia a proteção das pernas e da cabeça de pedestres, bem como o funcionamento do sistema AEB.
O desempenho do Xiaomi SU7 Max na categoria de proteção de VRU contribuiu para que o modelo obtivesse a maior pontuação geral de segurança entre os veículos avaliados pelo padrão C-NCAP 2024. A Tesla suspendeu temporariamente o teste do FSD na China, o que reforça a importância de avaliações como essa.

Em breve sobre o Xiaomi SU7
O Xiaomi SU7 é um sedan de porte considerável, com dimensões de 4997/1963/1455 mm e uma distância entre eixos de 3000 mm. As versões Standard e Pro possuem tração traseira, utilizando um único motor elétrico de 220 kW (295 hp).
A versão Standard utiliza uma bateria de 73,6 kWh, proporcionando uma autonomia de até 700 km. Já a versão Pro possui uma bateria maior, de 94,3 kWh, que oferece uma autonomia de até 830 km. A Volvo EX30 Cross Country tem visual revelado na China, mostrando a crescente competição no mercado de carros elétricos.
O Xiaomi SU7 Max, por sua vez, apresenta um motor de 275 kW (369 hp) no eixo traseiro, combinado com um motor de 220 kW no eixo dianteiro. A potência combinada do sistema atinge 495 kW (664 hp). Ele adota um pacote de baterias de 101 kWh para uma autonomia de 800 km. Assim como a Li Auto inicia pré-venda do novo Mega MPV, a Xiaomi demonstra forte presença no mercado chinês de veículos elétricos.