A Xiaomi, gigante da tecnologia chinesa, alcançou um marco significativo ao se estabelecer como uma fabricante de veículos elétricos (EVs) com o lançamento do seu sedan SU7. A empresa, conhecida por seus eletrônicos de consumo, desenvolveu um ecossistema abrangente onde seus carros desempenham um papel central. O controle da cadeia de suprimentos na China tem sido crucial para o sucesso da Xiaomi neste novo mercado.
Enquanto especulações sobre a Apple lançar seu próprio automóvel rondavam o mercado, com rumores de parcerias com montadoras como Hyundai, Kia, Porsche, BYD e Toyota, a Xiaomi silenciosamente lançou seu EV. Desde sua estreia em março de 2024, a empresa já vendeu 135.000 unidades do SU7 na China. Um dos concorrentes do SU7 é o BYD Yangwang U7.

Um ecossistema integrado
A Xiaomi, no mercado interno, construiu um ecossistema conectado de produtos de consumo que rivaliza com Apple, Samsung e Google. De iluminação inteligente a purificadores de ar, aspiradores robô e liquidificadores, a empresa oferece uma vasta gama de produtos controlados por um único aplicativo. A adição de um carro complementa perfeitamente este ecossistema.
Hoje, empresas de tecnologia buscam oferecer ecossistemas completos, onde os benefícios são maximizados ao se comprometer com os produtos de uma marca. A Xiaomi oferece mais do que um sistema de infoentretenimento. Ao vender seu próprio carro, a empresa atrai clientes para sua rede de dispositivos conectados. O SU7 utiliza dados coletados desses dispositivos para otimizar a experiência do usuário, como determinar o melhor horário para recarregar as baterias.

Gary Ng, economista da Natixis Corporate & Investment Banking, comentou ao New York Times: “A Xiaomi realmente começou a se infiltrar na sua casa. Tudo está interligado, e isso é algo que outras empresas não conseguiram fazer.”
O rápido desenvolvimento do primeiro carro da Xiaomi também se deve ao ambiente favorável na China. As fabricantes de carros elétricos chinesas se beneficiaram de bilhões de dólares em apoio governamental.
A cadeia de suprimentos para EVs está praticamente toda concentrada no país, com a Xiaomi garantindo o fornecimento de baterias da BYD e CATL, duas das maiores fabricantes do mundo. A empresa assumiu uma fábrica da Beijing Auto Group para produzir seu novo sedan. Além do SU7, a Toyota lança SUV elétrico barato também para o mercado chinês.
A Xiaomi planeja lançar um segundo carro, um SUV, e está construindo uma nova fábrica. Apesar do sucesso inicial, a empresa enfrenta forte concorrência de rivais locais, incluindo a Huawei, que firmou parcerias com diversas montadoras. A Tesla Model Y renovada atrai 200 mil pré-encomendas na China, mostrando o acirrado mercado de EVs no país.
O SU7, com preço inicial de US$ 30.000, oferece design similar ao Porsche e tecnologia de ponta. No ano desde o lançamento do Xiaomi SU7, as vendas da Porsche na China caíram 30%. Com cada vez mais montadoras chinesas buscando sucesso fora de seu país, o SU7 pode se tornar uma opção atraente em outros mercados. A Xiaomi SU7 Ultra desafia gigantes como Porsche no mercado chinês, evidenciando a competição.