Em uma demonstração pouco convencional, a Xiaomi testou a resistência da bateria do seu novo veículo elétrico, o SU7 Ultra, utilizando um método inusitado: lançando uma melancia do sexto andar de sua fábrica.
Ao invés de apresentar os resultados em tradicionais testes de colisão ou detalhadas apresentações de engenharia, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, optou por um vídeo impactante. A melancia, protegida por um revestimento similar ao utilizado na bateria do SU7 Ultra, desafiou as expectativas ao não se romper com o impacto.

Proteção da bateria do Xiaomi SU7 Ultra
A bateria do Xiaomi SU7 Ultra incorpora a mesma tecnologia de revestimento resistente a perfurações, rasgos e abrasões. Adicionalmente, a Xiaomi integrou diversas medidas de segurança estruturais, térmicas e elétricas no sistema de bateria CTB (Cell-to-Body), incluindo:
- Reforço protetivo de 14 camadas com vigas de aço de ultra-alta resistência.
- Sistema de resfriamento ativo de 7,8m².
- Isolamento com aerogel.
- Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS) baseado em Inteligência Artificial.
- Monitoramento baseado na nuvem.
Desempenho e potência do Xiaomi SU7 Ultra
Lançado na China em fevereiro de 2025, com preço inicial de 529.900 yuan (aproximadamente 73.110 USD), o Xiaomi SU7 Ultra se destaca pela sua impressionante potência. Assim como a BYD expande presença na Europa, a Xiaomi busca destaque no mercado de elétricos. O sedan elétrico possui:
- Potência combinada de 1.138 kW (1.526 hp).
- Torque de 1.770 Nm.
- Dois motores HyperEngine V8s e um HyperEngine V6.
Os motores são alimentados por uma bateria de 93,7 kWh NMC (níquel, manganês e cobalto) da CATL, com capacidade de carregamento rápido DC de 5.2C. É possível carregar a bateria de 10% a 80% em apenas 11 minutos, proporcionando uma autonomia de 620 km (ciclo CLTC).
A Xiaomi afirma que o SU7 Ultra acelera de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos, com uma velocidade máxima superior a 359 km/h.

As dimensões do Xiaomi SU7 Ultra são 5115/1970/1465mm, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. Outras empresas, como a Zeekr aprimora condução autônoma, também estão investindo em tecnologia para seus veículos. O veículo possui um spoiler traseiro de 1.560 mm de largura e um difusor traseiro ativo, que geram 285 kg de downforce em altas velocidades.
Devido à sua extrema potência, cada Xiaomi SU7 Ultra que sai da fábrica de Pequim vem equipado com um limitador, restringindo a velocidade máxima a 140 km/h e a potência a 900 hp. A potência total de 1.526 hp pode ser desbloqueada após o veículo percorrer mais de 300 km.